Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Centro avançado do Lactec na FPTI será inaugurado nesta segunda-feira
Tamanho da letra
03/03/2006

Na próxima segunda-feira (06), às 14h30, será inaugurado, na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), o centro avançado do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec. A instalação da unidade do Lactec, que é considerado um dos maiores centros de tecnologia do país, faz parte de uma convênio de cooperação firmado com a FPTI, que prevê a execução consorciada de projetos de interesse comum da Itaipu, Copel, FPTI e Lactec.

 

Inicialmente, serão estruturados no centro avançado do Lactec na FPTI dois programas: um voltado para o desenvolvimento de projetos em Software Livre, que vai beneficiar empresas públicas e privadas, e outro de Gestão de Projetos, que tem como objetivo desenvolver competência na área de gestão. Segundo Sandra Mara Alberti, do Lactec, cerca de 15 funcionários estarão envolvidos nestes dois programas.

 

E, além dos programas em Software Livre e Gestão, outros projetos conjuntos voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico devem ser desenvolvidos a partir deste convênio. Sandra destaca que o objetivo básico é a instalação gradativa de projetos que venham atender as necessidades identificadas tanto pelo Lactec como pela FPTI.

 

Convênio

 

O convênio de cooperação foi proposto levando-se em consideração a necessidade da Itaipu e da Copel em investir freqüentemente  no desenvolvimento tecnológico. Além de permitir a execução consorciada de projetos, o convênio ainda prevê a criação de um acervo comum de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação já existentes. Segundo o diretor técnico da FPTI, Nelson de Marco, tanto a Itaipu como a Copel serão beneficiadas, já que o volume de recursos investidos no desenvolvimento tecnológico será maximizado, uma vez que com o mesmo recurso uma gama maior de projetos poderá ser executada.

 

“O desenvolvimento e a utilização conjunta de projetos é uma forma de potencializar recursos de ambas as empresas”, afirmou Demarco. Ele destacou ainda a importância da Copel e da Itaipu para o Brasil, pois juntas são responsáveis pela geração de 34% da energia consumida no país.

 

Lactec

 

Fundado em 1997, o Lactec  é um centro de pesquisa tecnológica sem fins lucrativos, que obtém recursos pela venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos. Os trabalhos do Instituto estão voltados às áreas de eletricidade, eletrônica, estruturas civis, materiais, mecânica e emissões, meio ambiente, química, recursos hídricos, serviços em energia elétrica e tecnologia da informação. Os produtos e serviços que o Lactec oferece são desenvolvidos em sete departamentos, compreendendo 22 unidades tecnológicas.

 

Entre as empresas que utilizam a Tecnologia Lactec estão a Copel, a Aneel, a Agência Nacional de do Petróleo, Electrolux, Volvo e Renault.