Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
#CataratasDay2016 prossegue neste sábado, para selfies nas Cataratas
Tamanho da letra
11/11/2016
 
A ação de postagem de selfies nas Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, ganhou meio dia a mais e prossegue neste sábado, 12, no período da manhã. Quem não foi nesta sexta-feira, 11, ao #CataratasDay2016 por causa do mau tempo, tem nova chance de aderir a esse movimento mundial. Os números ainda não foram totalmente contabilizados, mas já é possível afirmar que a outra iniciativa -  postagem de fotos e vídeos pelos internautas do mundo inteiro -  atingiu a meta de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 
O alcance das postagens, com a hashtag #CataratasDay2016, começa a ser medido a partir deste sábado (12). Todas as mídias sociais serão contabilizadas:  (Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, Youtube, Flickr e Tumblr). O evento é promovido no Brasil e na Argentina pelos comitês locais que trabalharam pela eleição das Cataratas do Iguaçu entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza.
 
A expectativa era que as postagens, até o final do dia, chegassem a 10 mil. Só no Instagram, até o meio-dia, já havia mais de 1.500 publicações com a hashtag #CataratasDay2016. No Facebook, gente de todas as partes postou a experiência de conhecer uma das sete maravilhas da natureza, usando adjetivos como “mágica”, “fantástica” e "obra de Deus". E ainda não haviam sido publicados os selfies feitos pela manhã que, com o movimento da tarde (e, agora, também neste sábado pela manhã), chegarão facilmente aos 5 mil previstos pelos organizadores, ante 2.800 em 2015.
 
Emoção nos selfies
 
Para muitos participantes da postagem de selfies, principalmente jovens, era a primeira vez que visitavam o maior atrativo turístico da região de fronteira. Mas houve também pessoas de mais idade que aproveitaram transporte e ingressos gratuitos para finalmente conhecer as Cataratas. É o caso de Antônio Martini, gaúcho de 52 anos, que mora há 22 anos em Foz do Iguaçu. Ele alegou dois motivos para o desinteresse: a falta de tempo e o custo do ingresso - ele acha que deveria ser gratuito para os moradores. Mas adorou o passeio. “Valeu a pena”, disse. E prometeu voltar “num dia de sol, para andar bastante por aqui”.
 
Santina Padilha Peleganti, de 65 anos, visitou pela primeira vez as Cataratas há 40 anos, quando – segundo ela - seus filhos tinham a idade que seus netos têm hoje. Emocionada, Santina afirmou que “não imaginava que ia ver de novo algo tão bonito”. Ela fez o passeio acompanhada de três amigas, que também aproveitaram ingresso e transporte gratuitos.
 
 
E o que dizer da alegria de Maria Eduarda Morais, de 11 anos, que estava frente às Cataratas pela primeira vez? Enquanto fazia selfies, ela ouviu a pergunta e traduziu seu sentimento com uma palavra só: “felicidade”. Maria Eduarda estava com a irmã mais velha, Gabriela, que não gosta de posar para fotos e já era experiente na visita às Cataratas. A primeira vez dela no atrativo foi aos 3 anos, acompanhada dos pais. Depois, foi ao parque com a escola e, no ano passado, participou do #CataratasDay2015. E diz que nunca vai se cansar de tanta beleza.
 
Douglas Miguel, de 17 anos, fez seu primeiro passeio no Parque Nacional do Iguaçu com sua turma de escola, quando tinha 14 anos. Na primeira vez, ele disse que ficou “chocado com a grandeza das Cataratas”. E continua impressionado. “O que eu vejo na Internet e na TV não se compara com o que eu estou vendo aqui”, disse. E concluiu: “Vou fazer muitas fotos para celebrar isso”.
 
Mas não são só os visitantes que ficam “chocados” com tanta beleza. Jeferson Secco é funcionário do Parque Nacional do Iguaçu há três anos, emprego que ele conseguiu depois de trabalhar alguns anos no Japão (o pai dele é descendente de japoneses). “Todo dia eu agradeço a Deus por trabalhar aqui”, afirmou. Ele se sente “gratificado” ao ver o encantamento dos visitantes e feliz porque “todos os dias atendo pessoas diferentes”.
 
Com o tema Celebre a Biodiversidade, o #CataratasDay2016, além de marcar o aniversário de cinco anos da consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, busca reafirmar a importância de se preservar o patrimônio natural que o Brasil e a Argentina dividem. 
 
Na margem brasileira, a ação foi desenvolvida pelo Comitê Local Vote Cataratas, que atuou para angariar votos ao atrativo, com apoio da Itaipu Binacional, ICVB e Fundo Iguaçu, além da empresa Loumar Turismo, que ofereceu os ônibus. No lado argentino, houve uma programação que incluiu shows e ingressos grátis para visitar as Cataratas, promovida pelo Comitê Local Voto Cataratas, similar ao brasileiro.
 
Prorrogação
 
A organização do evento #CataratasDay2016 informa que vai colocar neste sábado, 12, mais 30 ônibus extras para atender ao público que não conseguiu embarcar nesta sexta-feira, 11, até o Parque Nacional do Iguaçu onde faria selfie no atrativo.
 
Mesmo colocando 15 ônibus a mais no período da tarde, não foi possível atender à grande demanda. Foram locados todos os ônibus possíveis. Um total de 65 ônibus atendeu a população.
 
Choveu muito pela manhã e mais de 30 ônibus, que estavam à disposição no período, ficaram parados nos seis pontos de embarque.
 
Neste sábado, os ônibus sairão a partir das 8 horas do Terminal de Transporte Urbano (TTU), Gramadão da Vila A, Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, Praça da Bíblia, Parque do Remador e em frente à Uniamérica, na Avenida das Cataratas.