Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Cataratas recebem celebração pelo Dia Mundial da Água
Tamanho da letra
21/03/2007

O Parque Nacional do Iguaçu será palco nesta quinta-feira (22) das comemorações no Brasil do Dia Mundial da Água.

 

O evento, organizado pela FAO – agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, vai marcar a assinatura de um pacto nacional pela conservação das águas, tendo como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade.

 

O cenário escolhido coloca em evidência a riqueza hídrica brasileira, ameaçada pela contaminação de rios e nascentes. É a primeira vez que as Cataratas são utilizadas para o lançamento de uma campanha voltada à preservação da água.

 

“Nenhum outro lugar poderia ser mais propício para um compromisso dessa importância quanto o Parque Nacional. Quando não cuidamos bem da água que consumimos ou a desperdiçamos, colocamos em risco uma maravilha natural da grandeza das Cataratas”, diz Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

 

A partir das 18 horas, também nas Cataratas, apresentações da cantora Maria Bethânia e do balé do Teatro Guaíra vão encerrar um dia de discussões sobre a preservação dos recursos hídricos.

 

Para aumentar a conscientização em torno do tema, representantes de órgãos de governo gestores de águas, grandes consumidores e organizações do terceiro setor passarão a quinta-feira reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), instalado na hidrelétrica de Itaipu, para debater soluções que melhorem o aproveitamento da água em regiões onde ela é escassa, e também que diminuam a poluição e ofereçam um sistema de abastecimento amplo e confiável.

 

Os participantes do encontro vão redigir uma carta de princípios em que se comprometem a unir esforços para promover o uso eficiente da água junto à comunidade, à indústria e à agricultura. No final da tarde, já nas Cataratas, o documento será assinado e entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

 

A intenção dos organizadores é estimular ações governamentais e dos consumidores em defesa da água. Em um seminário, serão apresentadas experiências de sucesso como o programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

 

Um conjunto de projetos de proteção ambiental presente em 29 municípios do Oeste do Paraná, o programa Cultivando Água Boa promove a conservação de rios, do solo e da vida na bacia hidrográfica do Paraná III, a partir de cada nascente d’água e propriedade rural da região.

 

“Para a Itaipu, é motivo de orgulho poder contribuir com a preservação da água. A água é nossa matéria-prima insubstituível na geração de energia, na promoção do desenvolvimento, e também fonte de vida. Buscamos estimular atitudes responsáveis ambientalmente”, afirma Jorge Samek, diretor-geral da Itaipu.

 

Atenção – Instituído por recomendação da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, a Rio-92, o Dia Mundial da Água existe para chamar a atenção da humanidade para a importância da água. Neste ano, o tema das comemorações é “Lidar com a escassez de água”.

 

Para as Nações Unidas, embora detenha 12% das reservas de água doce do mundo, ainda assim o Brasil está sujeito ao desabastecimento, devido à poluição dos rios e à má distribuição geográfica dos recursos hídricos.