Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Casa vai retratar violência contra a mulher
Tamanho da letra
20/11/2007

Para marcar a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Comitê de Gênero da Itaipu vai montar um estande em forma de casa no IV Encontro do Programa Cultivando Água Boa, que será realizado desta quarta-feira até sábado, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.  A casa, batizada de “Nem tão doce lar”, vai ter vários ambientes retratando as diversas formas de violência contra as mulheres. A proposta é fazer o público refletir sobre o problema.

 

A programação foi definida durante uma reunião das integrantes do Comitê de Gênero de Itaipu, que fizeram um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano e definiram algumas propostas para 2008.  Em dezembro, o comitê vai promover uma oficina para homens e mulheres com o mesmo tema: o fim da violência contra as mulheres.

        
O que é a campanha

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 135 países, com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil, ela começou nesta terça-feira, dia 20 - Dia da Consciência Negra. Este ano, leva o slogan “Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha”.

 

Com o objetivo de alertar a população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres, a edição 2007 traz como tema central o papel da sociedade na aplicação e implementação da Lei nº 11.340/2006, que tem o nome de Maria da Penha, símbolo de luta contra este crime.

 
Desenvolvida pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres), desde 1991, a campanha conquistou espaço fundamental na sociedade brasileira. Há cinco anos é realizada pela Agende-  Ações em Gênero Cidadania Desenvolvimento -  em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.

   

Por que 16 dias?

O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a campanha começou mais cedo, dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

 

Instituído em 1978, o Dia Nacional da Consciência Negra lembra a inserção do negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão. A data lembra o dia 20 de novembro de 1695, dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

       
Outras datas

25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
Homenagem às irmãs Mirabal, opositoras da ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana. Minerva, Pátria e Maria Tereza, conhecidas como "Las Mariposas", foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960.

     
No dia 1º de dezembro, o mundo se mobiliza para promover ações de combate à Aids.  No Brasil, todos os anos o Ministério da Saúde promove a Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que busca estimular a prevenção e diminuir a disseminação do vírus HIV. Estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive no Brasil, fato que levou o governo brasileiro a lançar o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST.

 

Em 6 de dezembro de 1989, 14 estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Lei nº 11.489, de 20/06/2007).

 

No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.