Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Campanha do nome da oncinha nascida na Itaipu recebe quase 30 mil votos
Tamanho da letra
01/08/2017
O público escolheu e a oncinha do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, vai se chamar Cacau. Com 70% da preferência dos eleitores, o nome recebeu 20.322 dos 28.927 votos, nesta última etapa do concurso. A fase final teve duração de dez dias e foi encerrada nesta segunda-feira (31), às 17h (horário de Brasília). A sugestão vencedora veio de Ribeirão Preto (SP). Meiriele Maria Ribeiro Minhuk, a ganhadora do concurso, vai ganhar um Iphone 6 e o status de madrinha da filhote.
 
Para o médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, a campanha ajudou a divulgar para toda a comunidade, tanto a acadêmica como o público em geral, o trabalho de conservação e reprodução de espécies ameaçadas de extinção feito pelos profissionais do RBV. Cacau é a primeira oncinha nascida no local. É um caso raro de nascimento em cativeiro dessa espécie, no mundo.
 
Com sete meses de idade, a filhote virou estrela do RBV. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, “o concurso atingiu pelo menos dois grandes objetivos: mostrou o que Itaipu faz em favor da fauna nativa e deu ainda mais visibilidade a esse grande atrativo da usina, que é o Refúgio Biológico Bela Vista”.
 
Os votos
 
O segundo nome mais votado, dos cinco escolhidos na primeira fase do concurso, foi Gaia, sugerido por Renata Thomazi. Ele teve 3.474 votos, 12% do total. Jade, indicado por Grazielli Forteski Somavila, ficou em terceiro lugar, com 2.030 votos (7%); em quarto, Amora, da Aline Dias Pinheiro, com 1.873 votos (6,5%); e Bela, sugerido por Guilherme Wojciechowski, ficou em quinto lugar, com 1.166 votos, o equivalente a 4% do total.
 
Todos os autores dos cinco nomes classificados ganharão passeios nos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. A solenidade de premiação deve acontecer entre 10 e 15 de agosto, com a participação dos autores, do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e trabalhadores da unidade de conservação.
 
Um dos maiores entusiastas da campanha para a escolha do nome da oncinha, Vianna será também padrinho da Cacau, junto com Meiriele Maria Ribeiro Minhuk, que sugeriu o nome vencedor.
 
Histórico 
 
Os cinco nomes foram escolhidos por uma comissão julgadora. A escolha dos finalistas foi feita a partir das sugestões postadas na publicação da campanha no Facebook da Itaipu Binacional.  A regra previa que, em caso de sugestão duplicada, valeria a que foi postada primeiro. Na última etapa, a escolha popular foi exclusivamente pelo formulário disponível na internet.
 
Cacau nasceu em 28 de dezembro. O nascimento da oncinha foi o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie no RBV, em 14 anos de tentativas. A mãe, Nena, de cor preta, tem três anos de idade e chegou ao Refúgio em agosto do ano passado, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás. O pai, a onça-pintada Valente, tem nove anos de idade e é morador antigo do RBV.
 
Para garantir a integridade das onças, mãe e filha ocupam o recinto nas segundas (dia fechado para visitação), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Na terça-feira e sexta-feira, Valente fica no local. O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.
 
RBV
 
O Refúgio Biológico Bela Vista está instalado em uma área de 1.908 hectares, na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 380 animais.
 
O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo.
 
Mais do que uma atração turística, o Refúgio Biológico de Itaipu é um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, que recebe especialistas do mundo inteiro.
 
Como visitar 
 
A visita pode ser feita de terça-feira a domingo, em seis horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia.
 
Mais informações e reservas para visitar o Refúgio Biológico Bela Vista e outros atrativos de Itaipu podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br ou pelos telefones 0800 645 4645 e 55 45 3529-2892.