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Responsabilidade Social
Campanha de Itaipu para proteção à criança será divulgada em todo o Brasil
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22/02/2006

A campanha de mídia sobre Combate à Exploração Infanto-Juvenil na Tríplice Fronteira, lançada por Itaipu em maio de 2003, será lançada nacionalmente, a partir de março. Para isso, Itaipu e a Federação Nacional de Hotéis vão assinar um convênio de cooperação, para que os hotéis encampem o combate ao turismo sexual. Em breve, ainda, a campanha atingirá toda a América Latina.

 

Desenvolvida em parceria entre a Coordenação da Responsabilidade Social, o Fórum Permanente Pró-Eqüidade de Gênero e a Comunicação Social de Itaipu, a campanha atendeu a um pedido da Coordenadoria Nacional do Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do governo federal. Ela inclui displays, banners, outdoors e filmes para a televisão.

 

Lançada nos três idiomas da Tríplice Fronteira - português, espanhol e guarani, a nível nacional a campanha será divulgada em português, espanhol e inglês. Os filmes, de 30 segundos, foram criados pela empresa iguaçuense L3 Comunicação, que presta serviços à Itaipu através de concorrência pública nacional.

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) - realizada com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - revela a ocorrência de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes em 937 municípios brasileiros.

 

Resultado

 

Com a utilização do disque-denúncia nacional propagado pela campanha (0800 99 0500) na fronteira, entre maio de 2003 e janeiro de 2006, o serviço registrou um total de 13.200 denúncias nos 27 estados brasileiros. Só na fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina cerca de 800 crianças e adolescentes foram retiradas da situação de risco, em 2005. A campanha local teve tanto sucesso que virou nacional.

 

A campanha já é conhecida nacionalmente graças à MTV, que desde janeiro até março fará um total de 60 inserções por dia do vídeo de 30 segundos. Essa veiculação é resultado de uma determinação judicial, que obrigou a emissora a divulgar materiais contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, depois que a MTV mostrou um vídeo de uma banda de rock que fazia menção indireta à prática de pedofilia e incesto, ferindo o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Rede TV também veiculará o vídeo da campanha.