Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Caminhada mobiliza comunidade contra a exploração infantojuvenil
Tamanho da letra
18/05/2015

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, um grupo de mais de cem pessoas, entre garotas e garotos atendidos pelos programas sociais apoiados pela Itaipu Binacional e integrantes das entidades que formam a Rede Proteger, participou de uma caminhada pelo centro de Foz do Iguaçu na manhã desta segunda-feira. O objetivo da marcha foi conscientizar a população sobre o problema.

Os participantes percorreram a Avenida Brasil, no centro de Foz, do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado até a Praça do Mitre, onde houve apresentações culturais e lúdicas, distribuição de panfletos e pronunciamentos dos representantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

As ações de combate vêm dando resultado. Em Foz, segundo a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Mônica Ferraciolli, nos primeiros quatro meses de 2015 foram instaurados 150 inquéritos para investigar casos de abusos, exploração sexual, maus tratos, agressões e estupros. Durante todo o ano de 2014, foram 180. “Esse aumento não está diretamente ligado ao crescimento da violência, e sim à informação”, explicou.

Maria Emília Medeiros de Souza, da equipe do Programa de Proteção à Criança e Adolescente (PPCA), da Itaipu, disse que durante todo o mês de maio haverá atividades, mas a passeata é o símbolo maior da união das entidades em defesa dos direitos da infância. “A exploração sexual de meninos e meninas é uma das mais perversas formas de violação dos Direitos Humanos. Nós estamos atentos para combater este crime em Foz do Iguaçu”, disse.

A coordenadora da Rede Proteger, Edinalva Severo, disse que o principal desejo é que “cada cidadão exerça seu papel [de denunciar a violência]”. Segundo ela, o papel da comunidade é denunciar; a família é responsável pela proteção e os órgãos públicos devem oferecer atendimento adequado. “Se cada um fizer a sua parte, vamos combater esse problema. Temos que deixar bem claro aos agressores que abusar ou explorar uma criança é crime”, completou.

As denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 ou por meio do Nucria, pelo telefone (45) 3524-8565.

Atividades prosseguem

As atividades do 18 de Maio começaram na sexta-feira (15), quando a polícia e os conselheiros tutelares fizeram uma ação na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao paragaui, para coibir a passagem de crianças sem documentos para o outro da da fronteira, e vice-versa. Na quarta-feira (20), haverá uma reunião prévia do Fórum sobre a Redução da Maioridade Penal, na Fundação Nosso Lar.

No dia 23 de maio, os integrantes da Rede Proteger se juntam aos órgãos de segurança na 3ª Carreata pela Paz no Trânsito – Atenção pela Vida, uma das atividades programadas para celebrar o “Maio Amarelo”. Nesse dia, os carros das instituições estarão adesivados e levarão faixas pedindo o fim da violência contra crianças e adolescentes nas rodovias.

Por fim, no dia 29, serão apresentados os materiais publicitários da segunda etapa da Campanha Trinacional de Combate à Violência Infantojuvenil, que tem a apresentadora Xuxa Meneghel como madrinha. A campanha tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade e incentivar a denúncia.