Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
CAB discutirá temas globais e sua relação com o território local
Tamanho da letra
16/03/2016

Premiado pela ONU-Água em 2015 como melhor prática de gestão da água, o programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional e de centenas de parceiros da Região Oeste do Paraná, promoverá a partir desta quinta-feira (17), a 13ª edição do encontro anual do programa, que neste ano terá o tema Celebrando o Prêmio ONU-Água.

Além de representantes dos 29 municípios (28 do Paraná e um do Mato Grosso do Sul) beneficiados pela iniciativa, o encontro contará também com a participação de outras localidades que estão reproduzindo a experiência do CAB no Brasil (como Distrito Federal e Minas Gerais) e no exterior (como Uruguai, Paraguai, República Dominicana e Guatemala).

A programação principal será a partir de quinta-feira (17), no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu. Porém, já nesta quarta-feira, 16, haverá dois eventos técnicos realizados na Itaipu. O primeiro deles irá discutir a avaliação da contaminação das águas por agrotóxicos. O segundo, o monitoramento reprodutivo como ferramenta para a conservação dos recursos pesqueiros.

Outro evento prévio será na quinta-feira de manhã, no Rafain Palace, com as oficinas temáticas do CAB. Cada oficina reúne técnicos, parceiros e participantes dos diferentes projetos do programa (como agricultura orgânica, plantas medicinais, coleta seletiva, cidades sustentáveis etc.). O objetivo é avaliar as ações e sugerir melhorias.

A abertura oficial do encontro está programada para as 15h de quinta-feira, no Hotel Rafain. Entre as principais autoridades que confirmaram presença estão o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (que participa da programação na manhã do dia 18), o representante do Itamaraty, José Antonio Marcondes de Carvalho, o coordenador regional do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco, Miguel Doria, a representante do PNUD, Maristela Baioni, a coordenadora regional da FAO, Jéssica Casaza, o filósofo e escritor Leonardo Boff e a ex-coordenadora do programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, além de diretores da Itaipu.

Os diversos temas que serão discutidos ao longo da programação têm em comum a relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos a partir da Conferência Rio 20, e as metas de redução de emissões dos gases de efeito estufa acordadas em Paris, durante a COP 21.

Conforme explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, responsável pela gestão geral do CAB, muitos dos pontos abordados pelo programa estão em consonância com esses acordos planetários e vêm sendo trabalhados desde 2003, quando a Itaipu lançou a iniciativa.

O eixo principal do programa é a qualidade e a quantidade da água (tema que é transversal a vários dos ODS), mas o CAB também aborda a preservação dos solos e da biodiversidade, além de promover a adoção de novos modos de produção e consumo mais sustentáveis. “O principal diferencial do programa, que tem atraído outros governos do Brasil e do exterior a adotarem a metodologia, está na gestão inovadora, com participação direta das comunidades atendidas”, explica Friedrich.

Em 13 anos de execução em 29 municípios, o CAB já está presente em 217 microbacias hidrográficas, promovendo a recuperação de passivos ambientais com a proteção de nascentes e matas ciliares, readequação de estradas rurais, conservação de solos e outras medidas. O programa também conta com ações específicas, voltadas a segmentos vulneráveis como catadores de materiais recicláveis, indígenas e jovens em situação de risco social.

Para mais informações sobre a programação do encontro, consulte o site www.cultivandoaguaboa.com.br.