Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Brasília Ecomóvel antecipa políticas públicas de mobilidade, diz Lobão
Tamanho da letra
09/06/2014

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou que o projeto Brasília Ecomóvel, lançado por Itaipu Binacional e parceiros nesta segunda-feira (9), em Brasília (DF), tem potencial para se transformar em referência para as políticas públicas na área de mobilidade no País, especialmente no transporte público.

“Essa é a nossa intenção”, afirmou o ministro, questionado sobre o assunto. “Acho que, com essa iniciativa, nós estamos dando um passo adiante na popularização daquilo que virá a ser uma grande alternativa de mobilidade para o povo brasileiro”, acrescentou.

Liderada por Itaipu Binacional, a iniciativa reúne a CEB Distribuição, o governo do Distrito Federal, os Correios, a aliança Renault-Nissan e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal.

A cerimônia de lançamento do programa ocorreu no Parque da Cidade, o maior parque urbano da América Latina, localizado na Asa Sul da capital federal. Participaram o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff; e o diretor-geral da CEB Distribuição, Rubem Fonseca Filho.

Também estavam presentes o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier; o presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo; e a vice-presidente de Operações dos Correios, Glória Guimarães, entre outras autoridades.

Lobão destacou que “o Brasil é um País que cresce extraordinariamente e, por isso mesmo, o consumo de energia é fantástico”. Essa situação, na avaliação do ministro, favorece o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

“Dentro de 15 anos nós vamos dobrar o consumo de energia que temos hoje. Por isso, devemos desbravar novos caminhos, que sejam adequados à energia limpa”, afirmou o ministro, que elogiou e descreveu Itaipu Binacional como “um prodígio da engenharia brasileira e um ato de inteligência da política externa do Brasil”.

Momento histórico

Acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, Agnelo Queiroz disse que o lançamento do projeto em Brasília representa um “momento histórico”, que “profetiza um futuro maravilhoso para a nossa cidade”. “Trata-se de uma ação inovadora, que cria o propósito de dar início e motivar a implantação da mobilidade inteligente no Distrito Federal.”

O governador lembrou que Brasília é uma cidade planejada, com vocação para iniciativas sustentáveis, e que a tendência, a partir de agora, é ver cada vez mais veículos elétricos circulando nas vias da capital.

“Porque tudo em Brasília é assim, muito rápido e surpreendente. É característica da nossa cidade, desde a sua implantação, dar passos muito largos e servir de referência para muitas áreas. E nós queremos também servir de referência para o desenvolvimento sustentável”, disse Queiroz.

Pesquisa e inovação

Coordenadora executiva e idealizadora do programa Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), Margaret Groff fez a apresentação do programa aos convidados e destacou os benefícios da nova tecnologia.

“O Brasília Ecomóvel não se limita a instalações de eletropostos e carregamento de veículos”, explicou. “Esse projeto, pioneiro no mundo, garante total conectividade de todos os equipamentos e usuários, inclusive por meio de smartphones e sistemas inteligentes embarcados, todos ligados a uma plataforma central de gestão, estabelecendo processos de coleta e processamento de informação.”

Margaret avalia que o novo sistema irá pautar as políticas de mobilidade no futuro, alterando inclusive o conceito atual de veículo como propriedade.
“Para Itaipu, o projeto será uma importante fonte de pesquisa e inovação. Poderemos perceber a utilização dessas tecnologias e seu impacto na rede energética, com informações que possam ser úteis na formulação de políticas públicas e estratégias de negócios.”

O diretor da CEB Distribuição, Rubem Fonseca, também destacou o papel de Itaipu e parceiros no desenvolvimento de novas tecnologias e o esforço da binacional em levar essas inovações para todo o País.

“Acho que esse é um projeto extremamente desafiador. Não só para o Brasil, mas também para outros países. Itaipu tomou a dianteira desse processo e nós estamos juntos com Itaipu”, afirmou Fonseca.

Como será

Brasília é a segunda capital brasileira a receber o programa – no último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Mob-i foi lançado em Curitiba. Na capital federal, serão utilizados três eletropostos e sete veículos elétricos, cedidos ao Distrito Federal em regime de comodato: três Zoes de Itaipu e um Twizy e três Kangoos da parceira Renault.

A escolha das duas capitais para participar do programa não foi aleatória. Tanto Brasília como Curitiba receberão jogos da Copa do Mundo de Futebol, que começa nesta semana, e a circulação de veículos elétricos pelas ruas das duas cidades será também uma vitrine para o projeto de mobilidade inteligente.

Em Brasília, os veículos vão ser usados para os serviços de manutenção da rede elétrica da CEB, pelos Correios, e também para o patrulhamento do próprio Parque da Cidade, ponto de acesso do público ao Estádio Nacional Mané Garrincha – que terá sete partidas da Copa do Mundo, incluindo Brasil x Camarões, no dia 23, na primeira fase da competição.

Como funciona

Desenvolvido pela CeiiA, empresa reconhecida internacionalmente pelos estudos de mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano, o sistema permite o monitoramento on-line de veículos elétricos e eletropostos (dispositivos para recarregar as baterias), com informações em tempo real sobre desempenho, quilometragem, itinerário percorrido, o impacto do abastecimento do veículo na rede elétrica e até a quantidade de gases poluentes (CO2) que deixarão de ser lançados no ambiente.

Um cartão permitirá ao usuário liberar o veículo e os eletropostos para reabastecimento.

A aproximação da CeiiA com Itaipu foi natural. Desde 2006 a binacional, em parceria com a suíça KWO, desenvolve o Programa Veículo Elétrico, que tem o objetivo de estimular no País soluções de mobilidade elétrica. Já foram desenvolvidos dentro do programa protótipos de veículos de passeio, micro-ônibus e utilitários, todos com motores elétricos. Mais de 80 protótipos elétricos desenvolvidos por Itaipu, no período, circulam em Foz do Iguaçu e nas empresas parceiras do programa.