Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Brasileiro vence o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay
Tamanho da letra
29/08/2015

O vencedor do primeiro Ironman binacional de toda a história da competição foi o brasileiro Cid Florêncio Barbosa, de Natal (RN).  Com o tempo de quatro horas, 22 minutos e 49 segundos, ele completou as etapas de natação, ciclismo e corrida, num total de 113,1 km, ficando à frente de mil atletas de 15 países. O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 foi disputado neste sábado, 29, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro da hidrelétrica, e em Hernandárias, no lado paraguaio. O pódio masculino foi todo brasileiro. Mais de mil pessoas acompanharam a competição.

“Itaipu foi o cenário ideal para um percurso perfeito”, resumiu o campeão. Cid Barbosa mora em Brasília (DF) e não conhecia Itaipu. “Vim atrás de desafio e fui isso que encontrei. E  me surpreendi com toda a segurança e uma estrutura muito boa para a prova”, elogiou. Ele chegou dois minutos e 47 segundos antes do segundo colocado e favorito da prova, Luis Henrique Ohde, que foi vencedor na etapa anterior, em Florianópolis (SC).

O terceiro colocado, completando um pódio masculino totalmente brasileiro, foi Marcos Vinicius de Faria, com 4h30m04. Já entre as mulheres, a festa foi trinacional: o ouro ficou com a uruguaia Maria Porrini, com 4h57m59; Natalia Moraes, do Brasil, ficou com a prata (com tempo de 5h17m40) e Florencia Carrizosa fez a alegria da torcida paraguaia levando o bronze para o país, finalizando a prova em 5h17m46.

Dentre os participantes, 35 serão classificados para o Ironman 70.3 World Championship, que acontece em setembro de 2016, em Sunshine Coast, na Austrália. Os nomes dos classificados serão divulgados oficialmente na manhã deste domingo (30), às 9h, ao lado da Expo Ironman, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. O público é convidado a comparecer e comemorar com os classificados e a premiação por faixa etária.

Prova binacional

A usina de Itaipu sediou parte da prova do Ironman 70.3 em 2014, mas esta foi a primeira vez que o percurso aconteceu totalmente dentro da usina, tanto no lado brasileiro como no paraguaio. É a única prova binacional do circuito mundial de Ironman e, de acordo com Diego Ciarrochi, da empresa Latin Sports, que organiza a competição, “uma das mais lindas do Ironman”.

Os diretores gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e James Spalding, respectivamente, assistiram à largada da prova, às 9h30, às margens do reservatório da usina, em Hernandárias. Também acompanharam a prova a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, e os superintendentes de Comunicação Social das margens esquerda e direita da Itaipu, Gilmar Piolla e Teresa Ramirez – além de uma empolgada torcida, num total de mais de mil pessoas.

“Essa prova mostra que a Itaipu tem uso múltiplo, que vamos muito além da produção de energia”, disse o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek. “É uma pista ideal para esse tipo de competição, com toda a segurança e um belo visual. Sem falar no bem que faz à cidade, pelo fluxo de turistas, e também pela oportunidade de os iguaçuenses participarem de um evento que incentiva tanto a saúde e o esporte.”

Para Gilmar Piolla, a organização impecável e o apoio de toda a equipe da usina também  foram um diferencial – tanto, que já estão programadas novas provas em 2016 e 2017. “Neste ano, em especial, foi muito bom ver a integração de brasileiros e paraguaios. Transmite uma boa imagem da empresa e de Foz do Iguaçu para todo o mundo”, disse.

Quem participou, garante que a organização estava impecável. “Tudo aqui está perfeito”, comentou Hélio da Silva Amaro, que esperava pela chegada do filho, Hélio Jr., com a mulher e a pequena Maria Clara. “Ela veio torcer pelo pai e, mesmo com uma criança pequena, não tivemos nenhuma dificuldade”, elogiou o avô.

Percurso

O primeiro desafio foi a natação, com largada no Paraguai, na cidade de Hernandárias. Foram 1.900 metros em forma retangular, em sentido horário. Em seguida, os 90 km de ciclismo foram realizados em três voltas, saindo da parte paraguaia da usina por vias arborizadas, com indicações e agentes de segurança da Itaipu e integrantes da organização acompanhando cada movimento.

A segunda e a terceira voltas, mais curtas, começaram em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Até o começo dos 21,1 km de corrida, Luis Henrique Ohde estava na liderança, mas, durante o trajeto, acabou sendo ultrapassado por Cid Barbosa. Correndo, os atletas passaram pela Unila, pelo Cineteatro dos Barrageiros, pelo Mirante do Vertedouro e pela Barragem Principal, até a passagem por baixo do Vertedouro. A partir dali, os participantes retornaram, fazendo o mesmo percurso no sentido contrário. A chegada foi no lado brasileiro, próximo à Expo Ironman.

Apoio

O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 conta com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Mizuno e apoio da Gatorade, Aqua Sphere, Sportpass, Azul, 3zone, Integralmédica e Bella Itália. A organização é Latin Sports e realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).