Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Brasil e Paraguai anunciam parceria visando os Jogos Olímpicos
Tamanho da letra
26/11/2014

Os ministros de Esportes do Brasil, Aldo Rebelo, e do Paraguai, Victor Pecci, anunciaram, nesta terça-feira (25), na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), um conjunto de medidas para desenvolver atletas de alto rendimento e melhorar a participação dos dois países nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
   

Os ministros Rebelo e Pecci posam com a atleta olímpica Ana Satíla e o tetracampeão brasileiro Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê. Fotos: Adenésio Zanella

O anúncio ocorre após dois dias de reuniões técnicas envolvendo representantes de confederações brasileiras e paraguaias em seis modalidades esportivas: tênis, natação, handebol, vôlei de praia, remo e canoagem.

Participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, diretores de ambas as margens da binacional, dirigentes esportivos, representantes de confederações e atletas.

De acordo com os ministros, a cooperação vai ocorrer em três níveis: projetos conjuntos desenvolvidos entre as próprias confederações esportivas; capacitação na área de medicina esportiva, com apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e incentivo a publicações que valorizem o esporte e a integração.

Uma das propostas é possibilitar, por exemplo, que atletas paraguaios participem de competições esportivas no Brasil – e vice-versa. Estão previstos ainda apoio na aquisição de material e equipamentos e troca de experiência entre treinadores de ambos os países.

Também foi discutida a publicação de duas obras, que serão traduzidas e distribuídas nos dois países – um livro de crônicas de Gylberto Freire, de 1942, com relato de uma viagem a Assunção, e uma obra do jesuíta espanhol Bartolomeu Melià, antropólogo radicado no Paraguai e especialista na língua e na cultura dos povos guaranis.

“Espero que Itaipu consiga nos inspirar nesta cooperação com a mesma ousadia e a mesma determinação que colocaram de pé esse grande empreendimento vitorioso”, afirmou Rebelo.

Victor Pecci destacou que o Brasil já tem uma infraestrutura desenvolvida em diversas modalidades esportivas e conta com um grande rol de treinadores, que poderão ajudar na capacitação dos paraguaios.

“Para nós, essa parceria é muito importante. Necessitamos dessa experiência do Brasil para desenvolver o esporte no nosso país”, comentou o ministro, que foi tenista profissional, disputou uma final de Roland Garros (França), em 1979, e chegou a ser o nono no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Jorge Samek lembrou que a própria Itaipu, que em 2014 completou 40 anos, é resultado de um amplo esforço de integração. “Este prédio foi construído na fronteira entre os dois países. Várias questões importantes foram decididas nesta mesa. E tenho certeza de que será assim também com o esporte”, afirmou.

O diretor-geral também agradeceu o apoio do Ministério dos Esportes brasileiro para ajudar a cidade a desenvolver modalidades esportivas importantes, como a canoagem – a seleção brasileira treina no Canal Itaipu, dentro do complexo hidrelétrico, com o apoio da binacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Itaipu também desenvolve no Canal Itaipu o projeto Meninos do Lago, que já revelou promessas como a jovem Ana Paula Fernandes, que tem dupla cidadania e hoje compete pelo Paraguai. Ana Paula participou da reunião e foi citada como exemplo do sucesso do programa da binacional.

Outro projeto desenvolvido com apoio do Ministério dos Esportes é a construção do Centro de Treinamento de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu.

Antes da reunião, os ministros assistiram ao vídeo institucional da Itaipu e plantaram duas árvores no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Depois, visitaram o Canal Itaipu, onde se encontraram com canoístas, como a atleta olímpica Ana Satíla e o tetracampeão brasileiro Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê. Os ministros também conheceram o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).