Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Brasil conquista dois bronzes no penúltimo dia da Canoagem
Tamanho da letra
25/04/2015

O Brasil conquistou no final da tarde deste sábado, 25, o segundo bronze no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na disputa por equipe, os atletas Pedro Henrique Gonçalves, Fábio Scchena, Guilherme Mapelli conquistaram a premiação na categoria K1 Masculino Sub-23. Foi a primeira medalha do Brasil por equipe na competição. Pela manhã, o canoísta Felipe Borges já havia conquistado outro bronze, também num feito inédito, pelo C1 Masculino Sub-23.

Quem são
Natural de Piraju (SP), Pedro Henrique Gonçalves, atual campeão pan-americano, conseguiu o sétimo lugar no campeonato pelo K1 Masculino Sub-23. Já Fábio Scchena, que é paranaense e integra o Instituto Meninos do Lago, havia ficado em oitavo no K1 Masculino Sub-23 individual. Guilherme Mapelli é gaúcho de Três Coroas.

Atleta "Menino do Lago" é bronze
Pela manhã, Felipe Borges da Silva, de 20 anos, conseguiu o bronze no C1 Masculino Sub-23 e conquistou o primeiro pódio brasileiro. Atleta do programa social Meninos do Lago, Felipe atingiu ainda outra marca: a melhor participação brasileira nesta categoria (C1 sub-23 masculino) em mundiais.

Tricampeão brasileiro, bicampeão sul-americano e campeão pan-americano, Felipe é uma das revelações do Meninos do Lago, programa social de Itaipu que ensina a canoagem a jovens carentes, entre 7 e 18 anos, todos moradores de bairros próximos à usina e estudantes da rede pública de ensino. Desde sua criação, em 2009, quase 400 atletas já passaram pelo projeto. Alguns deles, como Felipe, integram a seleção brasileira de canoagem e representam o Brasil no Mundial.

Onze brasileiros estão na final do Mundial.

O Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom chega ao fim neste domingo, 26, com chances de medalhas para 11 dos 36 atletas brasileiros representados na disputa. As provas ocorrem no Canal Itaipu, na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
 
A competição começa por volta das 10h. A entrada é gratuita e as provas podem ser acompanhadas pelo público. No K1 Feminino Sub-23, Ana Sátila, medalha de ouro na Austrália, é a grande favorita.

No C2 Masculino Sub-23, disputam três duplas brasileiras: Charles Corrêa e Anderson Oliveira, Fábio Scchena e Felipe Borges, Pedro Aversa e Rafael de Souza. Já no C2 Masculino Júnior, o Brasil é representado pelas duplas Wallan e Welton Godoy, Maicon Borba e Carlos Eduardo.
A competição poderá ser assistida pela internet, por vídeo streaming, no site do evento – www.foz2015.org.br. O canal Sportv transmitirá as finais.