Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Board 2018 confirma: barragem da Itaipu é uma das mais seguras do mundo
Tamanho da letra
18/12/2018

A Itaipu Binacional concluiu, no dia 30 de novembro, a Reunião de Consultores Civis – Board 2018, encontro de engenheiros civis com notório conhecimento, convocados pela binacional a cada quatro anos para analisar o desempenho das estruturas e a segurança da barragem. Depois de cinco dias de trabalho, o grupo fez as recomendações para os próximos anos e deu o veredito: apesar do envelhecimento natural da grande obra, a barragem da Itaipu está em perfeitas condições e a dedicação de profissionais da empresa continua fazendo dela uma das mais seguras do planeta.


Trabalho reuniu grupo de engenheiros com notório saber para avaliar a saúde da usina.

Os consultores – todos muito experientes e com amplo conhecimento sobre a construção da hidrelétrica, alguns deles com contribuição direta no projeto e execução da obra – fizeram inspeções visuais, análises do comportamento da estrutura baseados em relatórios dos últimos quatro anos e estudos diversos sobre trechos específicos dos paredões de concreto, terra e rocha. O trabalho resultou em um relatório com um diagnóstico da condição das estruturas e recomendações para os próximos quatro anos, até a Reunião de Consultores Civis – Board 2022.

“Podemos afirmar sem receio que, nesses 36 anos desde o enchimento do reservatório, o trabalho de profissionais da Itaipu voltado à segurança da barragem neste período continua garantindo uma estrutura plenamente segura, sob controle e pronta para os novos desafios da usina, como a atualização tecnológica e a possível expansão da capacidade instalada”, resumiu o coordenador do Board, o engenheiro italiano Corrado Piasentin.

“Vamos examinar detalhadamente o relatório, mas pelo que já percebemos nossa equipe está atendendo rigorosamente às determinações do Board e fazendo um bom trabalho”, disse o diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, durante a reunião de apresentação do relatório, no sexto andar do Edifício da Produção. “Precisamos manter este nível”, concluiu.


Grupo reunido no Edifício de Produção para discutir segurança de barragem.

Micron a micron

O Board atua basicamente como uma espécie de “auditoria” quadrienal sobre o trabalho de segurança de barragem que mobiliza esforços de técnicos e engenheiros principalmente em duas superintendências da Itaipu – Obras e Engenharia.

São profissionais que aferem e analisam os cerca de 3 mil instrumentos espalhados pela barragem, alguns deles eletrônicos, para acompanhar o comportamento das estruturas e da fundação, fazendo da usina uma das mais bem equipadas do planeta para o monitoramento de segurança. As possíveis oscilações da gigantesca muralha de oito quilômetros de extensão é acompanhado micron a micron – o equivalente a 1 milésimo de milímetro.

Eles desafiam o medo de altura, escuridão ou lugares fechados e às vezes encaram várias horas seguidas percorrendo túneis e escadas, entrando e saindo de locais apertados e tomando muito sol no rosto. Nada que possa comprometer a barragem passa despercebido por eles. Se um dia um tremor acima do normal abalar a estrutura, eles serão os primeiros a saber. Se a instrumentação indicar uma movimentação inesperada, eles entram em ação. Se for necessário algum reparo, é deles o projeto.


Vistoria passou por diferentes pontos da usina. Todo detalhe é importante.

O Laboratório de Tecnologia do Concreto de Itaipu (LTCI) e o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) são produtos deste trabalho e levam à sociedade, especialmente à comunidade acadêmica, o conhecimento adquirido em quase quatro décadas de cuidados constantes com a estrutura da binacional.

Próximos passos

O relatório final da Reunião de Consultores Civis – Board 2018 responde a 80 questões que, agora, serão devidamente analisadas, uma a uma, para balizar a construção de um documento, a Matriz de Providências, sob responsabilidade da Superintendência de Engenharia.

“Vamos elaborar a Matriz de providências e repassar as diretrizes feitas pela junta de consultores a todas as superintendências envolvidas, para que sejam atendidas as recomendações e, assim, continuarmos com a excelência em segurança de barragens na Itaipu”, afirmou o gerente da divisão de Engenharia Civil e Arquitetura, Dimilson Coelho Pinto.

Desde 1975

O Board de Consultores Civis da Itaipu é um grupo formado por reconhecidos especialistas em engenharia de grandes barragens, de diferentes países, que se reúne periodicamente para analisar o desempenho das estruturas civis da hidrelétrica binacional.

Criado em 1975, ano em que a barragem começou a ser construída, promove inspeções técnicas e analisa os dados emitidos pelos profissionais da usina. O objetivo é aferir o grau de segurança da barragem. Frequente durante as obras, a consultoria passou a ser quadrienal após a conclusão do empreendimento.

Cinco engenheiros integraram o Board em 2018, na 22ª reunião do grupo. Além de Corrado Piasentin, dele também fizeram parte Pietro Groppo Sembenelli, Giuseppe Stevanella, Selmo Chapira Kuperman e Vidal Galeano Burgos. A maior parte deles ajudou a desenhar Itaipu, participando da concepção e da construção da usina.

“Para nós, é importante receber os principais consultores na área, pois eles nos dão um direcionamento do que vamos fazer nos próximos quatro anos, no trabalho de campo, na execução de obras e em termos de inovação”, afirmou o superintendente de Obras, Luiz Paulo Prigol.

Segundo o vice-superintendente de Obras, Salim Abud, o trabalho dos profissionais da casa aliado à experiência e conhecimento da junta de consultores é o que faz da Itaipu “referência de nível mundial em segurança de estruturas civis”.