Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Aulas da Unioeste na FPTI iniciam amanhã
Tamanho da letra
01/03/2006

Começam hoje (02), na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), as aulas dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu. No total, 661 alunos e aproximadamente 50 professores vão utilizar as instalações acadêmicas e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do PTI. São 196 alunos do curso de Engenharia Elétrica; 144 de Engenharia Mecânica; 179 de Ciência da Computação; e 142 de Matemática. 

 

O espaço de 3.600 metros quadrados cedido à Universidade conta com 12 salas de aulas, 20 laboratórios equipados, salas de pesquisa, salas de professores e uma biblioteca provisória. E, para o próximo mês, está previsto o início da reforma de outros blocos, que vão abrigar a biblioteca definitiva, auditório, salas de aula e restaurante. Serão mais 2.250 metros quadrados que devem ficar prontos até julho.

 

Compartilhamento

 

Além da Unioeste, as instalações acadêmicas e laboratórios de pesquisa da FPTI também poderão ser utilizados por pesquisadores e outras instituições de ensino que venham a se instalar no local. Segundo o diretor da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, toda a estrutura disponível será compartilhada, atendendo assim o objetivo do Parque, que é de investir no desenvolvimento científico e tecnológico da região.

 

“Vamos ter muito próximo acadêmicos, professores e pesquisadores, formando assim uma massa crítica voltada à tecnologia aplicada. As descobertas acadêmicas também serão transferidas às empresas da região, que assim poderão acompanhar o desenvolvimento do mercado em geral, agregando a inovação tecnológica ao seu currículo”, declarou Sotuyo.

 

Histórico

 

Desde a criação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciências da Computação e Matemática, a Unioeste já formou 279 profissionais. Dos quatro cursos, apenas Engenharia Mecânica, que foi criado em 2002, ainda não formou nenhuma turma.

 

O primeiro curso criado na área de Engenharia e Ciências Exatas foi Ciências da Computação, em 1995. Desde a formatura da primeira turma, em 1999, 119 acadêmicos concluíram o curso. Vários destes alunos fizeram ou estão fazendo cursos de mestrado e doutorado em universidades como a UFPR, USP, UFSC e UFRGS, e também em universidades da França.

 

Já o curso de Engenharia Elétrica formou, desde a sua criação, em 1998, 53 alunos. Como no caso dos acadêmicos de Ciências da Computação, os alunos de Engenharia Elétrica da Unioeste também conseguiram vagas em cursos de mestrado e doutorado em grandes universidades. A maioria também conseguiu emprego em grandes empresas, como a Petrobrás, Furnas, Vale do Rio Doce, Copel e Sadia.

 

Outro curso criado em 1998 foi Matemática, que já formou quatro turmas, num total de 107 alunos.

 

Parceria

 

Mesmo antes da parceria para a instalação do Centro de Engenharia e Ciências Exatas na FPTI, a Itaipu tem sido uma grande incentivadora dos cursos de graduação da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Em 1995, a Itaipu firmou o primeiro convênio de cooperação técnica com o curso de Ciência da Computação, com o objetivo de “formar recursos humanos na área, especializar técnicos da Itaipu e desenvolver projetos conjuntos.” Já em 1998 foi firmado um convênio na área de Engenharia Elétrica, visando “o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e de formação de recursos humanos no campo da engenharia Elétrica.”

 

Outro convênio firmado entre Itaipu e Unioeste foi na área de Educação, em 2001, para a “capacitação e atualização de recursos humanos e desenvolvimento de atividades educacionais, visando à promoção da escolaridade de nível fundamental e de nível médio dos empregados da Itaipu no âmbito do Programa de Educação Complementar - PEC.”

 

Mas, além de apoiar o desenvolvimento dos cursos, a Itaipu também “batalhou” para a criação do curso de Engenharia Mecânica. Em 2002, a empresa assinou um convênio apoiando a implantação e consolidação do Curso de Engenharia Mecânica na Unioeste, campus de Foz do Iguaçu.