Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atletas já encaram Canal de Itaipu no Mundial de Rafting
Tamanho da letra
10/10/2014

Os atletas da categoria Juniores (sub-19 e sub-23) competem, nesta sexta-feira (10), das 9h às 13h, no Campeonato Mundial de Rafting R4, no Canal Itaipu, dentro da usina hidrelétrica. Mais de 300 pessoas estão no local para acompanhar os atletas de 19 países, de quatro continentes.

O evento é gratuito e aberto ao público. Basta chegar à Barreira de Controle e fazer o cadastramento na tenda do evento, ao lado da Central de Cadastramento de Itaipu. Quem for de carro, pode deixar no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (o custo é de R$ 10 o dia todo). Um ônibus leva e traz as pessoas a partir das 7h40, com saída a cada 30 minutos.

Quem não puder ir ao Canal Itaipu, pode acompanhar as provas pela transmissão via streaming, ao vivo, no site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Clique AQUI.
      
Provas

Nesta sexta-feira, os atletas competem o "tiro de velocidade", modalidade classificatória para o "sprint paralelo" - prova em que duas equipes disputam uma corrida entre si. Os campeões desta modalidade serão conhecidos já nesta sexta-feira, com a premiação no Canal Itaipu.

No sábado (11), os juniores disputam a modalidade "slalom", em que as equipes driblam balizas verdes e vermelhas e, a cada toque, são acrescentados segundos ao tempo final. As provas são no mesmo horário (9h às 13h), com a premiação da modalidade no final da competição.

Na manhã de domingo (12), será a vez de encarar as corredeiras das Cataratas do Iguaçu, na modalidade "descenso" - outra corrida, entre quatro equipes, numa distância bem maior. Os vencedores da modalidade será conhecido no dia, assim como os campeões gerais do torneio, com a somatória das quatro modalidades.

Na próxima semana - sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19) -, será a vez das categorias sênior e master encararem as águas. A competição acontece nos mesmos moldes da juniores, no Canal Itaipu e nas Cataratas do Iguaçu, nas quatro modalidades.

Abertura

Uma cerimônia bem brasileira marcou a abertura do Campeonato Mundial de Rafting R4, na noite desta quarta-feira (8), no Canal Itaipu. Os cerca de 300 atletas acompanharam um show musical com samba, pagode e roda de capoeira. Alguns até arriscaram dançar no palco. No final da cerimônia, os participantes assistiram à iluminação da barragem de Itaipu.


Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional
  
Na cerimônia, os jovens atletas participantes do Projeto Meninos do Lago carregaram as bandeiras dos 19 países de quatro continentes, ao som da banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.
 
Participaram da cerimônia, autoridades ligadas ao esporte e representantes de Itaipu. O diretor-geral brasileiro de Itaipu em exercício, Airton Dipp, deu as boas-vindas aos atletas. “Nosso foco é produzir energia, mas também cuidamos da integração regional e não há melhor maneira de se fazer isso do que com o esporte”, afirmou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schertner, competir em Foz do Iguaçu é um privilégio para os atletas. “O Canal Itaipu é a nossa casa e as Cataratas do Iguaçu vão levar as belezas naturais do Brasil para todo o mundo.”
    
No encerramento da cerimônia, o presidente da Federação Internacional de Rafting, Joe Willis Jones, falou sobre o esforço de dois anos para preparar o evento em Foz do Iguaçu. Ao final do discurso, ele declarou aberta a competição.
         
Clima de integração

A miscelânea de idiomas, sotaques e culturas não foi empecilho para que o clima de festa contagiasse os atletas já na abertura da competição. Ao som de samba e pagode, muitos subiram no palco para mostrar que também têm samba no pé.

“Ticos! Ticos! Ticos!”, gritou um grupo de costarriquenhos em referência ao apelido dado às pessoas provenientes daquele país. “Competir numa hidrelétrica vai ser incrível”, disse o atleta Roberto Ricardo Mendoza Ramires, da equipe Pró-rafting, que treina no Rio Naranjo, na cidade de Quepos, Costa Rica. “Também fico imaginando estar nas corredeiras com as cataratas em nossas costas”.    
   
Volta para casa

Para a brasileira Fernanda Caroline Cardias, 18 anos, disputar em Foz do Iguaçu tem um significado especial. Iguaçuense, ela começou a treinar canoagem no projeto Meninos do Lago, em 2008. Em 2011, montou uma equipe de rafting só “para ver o que que dava”. Foi tão bem, que a seleção de Nova Roma do Sul, do Rio Grande do Sul, chamou a atleta para treinar.
   
Hoje, o Rio das Antas, onde a equipe treina, é sua segunda casa. Fernanda integra a equipe Xícara Maluka, que vai disputar na categoria Sub-19. Os atletas de Nova Roma, aliás, são os únicos brasileiros a competir em duas categorias – os meninos da Cia da Aventura, do mesmo clube, vão disputar no Sub-19 masculino.

“Para mim é uma responsabilidade bem grande competir em casa”, disse Fernanda. É a primeira vez que ela volta ao Canal Itaipu depois de se mudar para o Rio Grande do Sul. “Conheço muito bem o canal e posso dar umas dicas para o técnico para irmos bem na competição.”

História, os gaúchos têm. As meninas do Xícara Maluka são tricampeãs brasileiras no Sub-19 e, ficaram em segundo no Mundial na Nova Zelândia, em 2012. Os garotos da Cia Aventura são os atuais campeões brasileiros. A torcida é que o pódio do Sub-19, no masculino e no feminino, tenha um pouco das cores verde e amarelo.