Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atletas do Programa Meninos do Lago, da Itaipu, têm prova de fogo
Tamanho da letra
22/04/2015

Entre veteranos e atletas renomados da canoagem, duas canoístas do Projeto Meninos do Lago têm “prova de fogo” no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23. A disputa, que reúne em Foz do Iguaçu os melhores atletas do mundo na modalidade, começou nesta quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26).

Maryane Camargo e Andressa Zerwes Maciel, ambas de 17 anos, representam o Brasil no Mundial mesmo não integrando a seleção brasileira permanente de canoagem. Atletas do projeto social de Foz do Iguaçu, Meninos do Lago, as duas conseguiram no braço a vaga para a competição participando das seletivas, há duas semanas.

"Foi uma prova bem difícil, eu não acreditava que conseguiria classificar", conta Andressa, que compete na categoria C1 (canoa simples) sub 23. Há três anos, ela conheceu o projeto a convite de um primo. Ficou apaixonada pela canoagem. "Eu jogava futebol, mas hoje descobri meu esporte. Amo estar na água", conta.

Maryane tem mais tempo de Meninos do Lago, cinco anos, mas também estreia em mundiais. "Estou muito confiante, já treino no canal há muito tempo", diz a atleta que disputa na categoria k1 (caiaque simples) júnior. Ela sabe que a competição será difícil, mas tem metas ousadas.

Até a de estar entre os representantes do Brasil na Olimpíada Rio de Janeiro, em 2016. Para chegar lá, entretanto, ela terá que vencer atletas com Ana Sátila, que já tem uma Olimpíada na bagagem. "É bom se espelhar em grandes atletas. É uma competição saudável, que faz o esporte evoluir", diz.

Para professor do Projeto Menino do Lago, Adriano Siano Bragança, atletas como Maryane e Andressa são exemplos de que o programa de Itaipu pode revelar grandes nomes da canoagem brasileira. Ela cita exemplos como Felipe Borges, Leonardo Curcel e os gêmeos Wallan e Welton Carvalho, que começaram no projeto e hoje integram a seleção permanente. "Elas precisam manter os bons resultados para buscar uma vaga na seleção", afirma.

Meninos do Lago

O Projeto Meninos do Lago é um programa social da Itaipu que comporta jovens de famílias de renda baixa de Foz do Iguaçu. Do projeto nasceu o Instituto Meninos do Lago (Imel), que os atletas representam nas competições oficiais.

Os parceiros do Imel são a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Pela Itaipu, a gestão é feita por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).

Criado em 2009, o projeto atende crianças e adolescentes dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, todos estudantes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo e à Fed. Desde sua criação, 389 atletas passaram pelo Meninos do Lago.