Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atletas do Ironman 70.3 aprovaram Foz do Iguaçu e Itaipu
Tamanho da letra
02/10/2014

Foz do Iguaçu e os locais das provas – o reservatório e, principalmente, a usina de Itaipu – foram aprovados pela grande maioria dos cerca de mil atletas que participaram do Ironman 70.3, no dia 30 de agosto.

Pesquisa feita pelos organizadores da competição revelou que 91,3% dos atletas ficaram satisfeitos ou completamente satisfeitos com a cidade, onde a competição foi disputada pela primeira vez; e 7,9% se disseram indiferentes.

Pelo universo da pesquisa, a soma dos insatisfeitos e dos completamente insatisfeitos foi insignificante – 0,8%. O índice de satisfação com relação ao local do evento, a usina de Itaipu, também foi muito elevado. Do total, 90,7% disseram ter ficado satisfeitos ou completamente satisfeitos.

A prova em si foi aprovada pela maioria dos participantes, 56,1% dos quais disputavam o Ironman 70.3 pela primeira vez. Dos cerca de mil atletas, 90,7% ficaram satisfeitos ou completamente satisfeitos com a prova.
 
Quem volta

A pesquisa mostrou, ainda, que 43,5% dos atletas disseram que “definitivamente participarão” da próxima edição do evento, em Foz do Iguaçu, enquanto
31,6% disseram que “provavelmente” vão participar.

Em relação ao Iroman 70.3, 59,8% dos atletas “definitivamente recomendariam” o evento para um amigo, enquanto 34,3%responderam que “provavelmente recomendariam”.

Em 2015

O coordenador do Ironman Brasil, Carlos Galvão, disse que ficou “muito satisfeito” com o resultado da pesquisa, confirmando o acerto da escolha de Foz do Iguaçu e de Itaipu. “O evento (em Foz do Iguaçu) tem todas as condições para se consolidar no calendário nacional e internacional da competição”, afirmou.
Ele anunciou que, em novembro, já serão abertas as inscrições para o Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, que será disputado em agosto de 2015. E com uma diferença: o número de atletas será ampliado de 1.000 para 1.200.

Para o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, o Ironman 70.3 “é um evento de alto nível técnico, que agrega valor à imagem de Itaipu e de Foz do Iguaçu. Além disso, atrai o perfil de público que queremos conquistar”.
 
Benefícios

O Ironman 70.3 de Foz do Iguaçu foi disputado por atletas de 14 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Paraguai e Uruguai) e de 107 cidades de 20 estados brasileiros, com destaque para São Paulo (20 cidades).
Segundo a pesquisa feita com os atletas, 82,2% deles utilizaram avião como meio de transporte para chegar em Foz; 98,3% ficaram em hotéis; e  70,3% permaneceram na cidade entre três e quatro noites.

Os organizadores estimam que, considerando quatro acompanhantes por atleta e um gasto de R$ 350 por pessoa, o impacto financeiro positivo para Foz do Iguaçu somou cerca de R$ 5,25 milhões.

A Expo Ironman, instalada no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, contou com 11 expositores, num espaço de 1.000 m², e foi visitada por 5 mil pessoas.

As provas

A nomenclatura “70.3” refere-se à soma das distâncias em milhas: 1,2 milha de natação, 56 milhas de ciclismo e 13,1 milhas de corrida – total: 70,3 milhas. Estes números equivalem, respectivamente, a 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

O Ironman 70.3 integra o seleto grupo de provas míticas do triatlo mundial e representa a metade das distâncias do Ironman – evento criado nos Estados Unidos em 1974. Atualmente, há um circuito mundial de 26 competições, em diversos países.

No Brasil, onde há cerca de 15 mil participantes, a prova é realizada desde 1982, inicialmente em Florianópolis (SC). O Ironman 70.3 passou a ser disputado em 2010, conquistando um número cada vez maior de adeptos.