Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atletas do highline superam adversidades diante do Salto Monday
Tamanho da letra
14/10/2015

O Salto Monday, um ponto turístico da cidade de Puerto Franco, localizada a 20 quilômetros da Ponte da Amizade, no Paraguai, foi cenário, na segunda-feira (12),da primeira etapa do Festival Highline, que é o slackline praticado nas alturas. A via de highline foi montada em meio a uma das maiores cachoeiras do parque, com 40 metros de altura e 60 metros de comprimento.

Nesta quarta-feira (14), pela manhã, o festival prossegue no centro de Foz do Iguaçu. Os atletas vão fazer suas performances a 70 metros de altura, no  Hotel Golden Foz Wyndham. A atividade estava prevista para esta terça-feira, mas o mau tempo impediu. O público poderá acompanhar as atividades da Rua Rui Barbosa.

O evento, que fecha o Itaipu Slackline World Cup, é uma continuação do Festival de Highline Gravatation - o primeiro do gênero realizado no Brasil, em abril deste ano, na cidade de Florianópolis (SC).

“Depois de tanta adrenalina na arena de competição, a Copa Mundial de Slackline não poderia terminar melhor do que nas alturas do highline”, diz o presidente da Adere e organizador das disputas, Marcelo Penayo. Durante o campeonato, os atletas também tiveram provas de highline, em torres de 10 metros de altura montadas no Gramadão da Vila A.

À frente do projeto do festival estão os brasileiros Allan Pinheiro e Rafael Bridi, os maiores nomes dessa modalidade no país. Ao lado deles, estarão o americano Alfa Mike, responsável por fomentar a prática de highline no mundo, e o gaúcho Michael Noal, o Mika, pioneiro do esporte no Rio Grande do Sul.

“O Highline hoje faz parte da edição especial do Gravatation. A intenção é mostrar a Foz todas as modalidades do slack. Fecharemos com chave de ouro as atividades”, afirma Allan Pinheiro.

No Paraguai

Sobre a primeira etapa do festival, nas cachoeiras do Salto Monday, Marcelo Penayo diz que ela entra também para a história como a introdução do slackline no Paraguai. “Assim, vamos consolidando o esporte na América do Sul”, afirma.

Luigi Salvatti foi o atleta mais novo a participar do festival no Paraguai. O iguaçuense de 16 anos enfrentou o próprio medo ao fazer a travessia sobre a fita de apenas 2,5 centímetros de largura, instalada próxima da queda d'água. “Foi o highline mais insano que já fiz, dava muita emoção de estar ali no meio da cachoeira. Deu medo, porque era bem próximo das quedas, mas foi muita adrenalina”, revela o jovem, que pratica o highline há dois anos.

A dificuldade da travessia, com o vento e a pressão debaixo para cima provocada pela água, foi citada pelos atletas. Mas todos eles consideraram a experiência “única”, “fantástica”.