Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Atletas beneficiados por projetos da Itaipu agradecem o apoio
Tamanho da letra
07/05/2014

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, recebeu, na tarde dessa terça-feira (6), no Centro Executivo, atletas que fazem parte dos três projetos esportivos mantidos pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu: Velejar é Preciso, Meninos do Lago e Jovens Atletas – Correndo para o Futuro.

A iniciativa do encontro partiu dos coordenadores dos projetos e também da própria Itaipu. Foi uma oportunidade para os jovens agradecerem pelo apoio recebido e também para a empresa parabenizar os jovens pelos bons resultados.

No grupo estão atletas que despontam entre os melhores do Brasil e até mesmo do mundo. Ana Sátila, do Instituto Meninos do Lago (Imel), sagrou-se campeã mundial de canoagem slalom júnior, em abril, na Austrália. O Imel é parceiro da Itaipu e representa o Projeto Meninos do Lago e canoístas de Foz do Iguaçu em competições nacionais e internacionais.

Samek elogiou o desempenho dos jovens nas mais diversas modalidades e garantiu que Itaipu continuará apoiando os projetos. “Quando vemos um grupo de vencedores, ficamos mais energizados, com vontade de contribuir cada vez mais”, disse. E acrescentou: “Vocês são nosso motivo de orgulho. Levam o símbolo da Itaipu de forma positiva para o mundo”.

Para Samek, seu grande sonho é, em 2016, na Olimpíada do Rio de Janeiro, ver um atleta de Foz enrolado na bandeira brasileira e cantando o hino nacional no lugar mais alto do pódio. “Acreditamos em vocês.”

O assistente do DGB, Joel de Lima, destacou que o grupo não é formado apenas por grandes atletas, mas também por pessoas que são referência para outros jovens. “Vocês estão conseguindo conciliar duas atividades essenciais; os resultados esportivos e também os escolares. Estão sendo modelo para os amigos e vizinhos”, disse.

“É muito gratificante acompanhar a evolução de vocês. Isso nos motiva a continuar apoiando”, afirmou o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

Reconhecimento

Edson André Monteiro, de 18 anos, é campeão brasileiro no lançamento de dardo. Segundo ele, nada teria sido possível sem o incentivo da empresa. “Treino há sete anos, mas somente há dois, quando Itaipu passou a custear as viagens e os equipamentos para treino, consegui me desenvolver”, contou.

Andrey Godoy coleciona vários títulos estaduais e nacionais. Em julho, no México, representará o Brasil no Campeonato Norte-americano de Vela “Quando temos boas condições para treino e disputas, ficamos mais motivados. E os resultados aparecem. Esse apoio é fundamental.”

Gratidão também é o sentimento do canoísta Leandro Curcel, o melhor no ranking brasileiro na canoa individual (C1). Segundo Curcel, durante mais de 20 anos o Brasil não conseguia bons resultados na canoagem, e desde que Itaipu criou o Projeto Meninos do Lago o País tem representantes de alto nível.

Curcel começou a treinar por lazer, mas hoje o esporte é a sua profissão. Sua meta é disputar as Olimpíadas de 2016. Entretanto, se não for possível, não se sentirá fracassado. “Graças ao Meninos do Lago já conheço 17 países, feito que nunca imaginei.”