Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Artesanato é destaque no Ocoy
Tamanho da letra
16/04/2008

Uma grande confraternização marcou nesta terça-feira a abertura da 7ª Semana Cultural Indígena em São Miguel do Iguaçu. O evento, que prossegue até sexta-feira, reúne o que há de melhor do artesanato, dança, mostra e medicina natural produzidos pelos índios da reserva Tekoha Ocoy.

 


Comunidade recebeu 40 peças de uniforme
para o coral indígena do Ocoy
E uma boa festa só se faz com muitos convidados. E eles vieram de toda a região. Participaram da cerimônia o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, o prefeito do município vizinho, Nélio José Binder, além de representantes da Funai e outros parceiros de Itaipu no processo de construção da sustentabilidade das comunidades indígenas do Oeste do Paraná.

 

Solenidade

 

Os índios da reserva saudaram os convidados com uma apresentação artística típica: muita dança, música e alegria. Para o cacique Simão Vilialva, é um orgulho reunir numa mostra os costumes e tradições dos índios da reserva. "Essa semana serve para reforçar nossa identidade cultural", destacou.

 

Durante a solenidade, a comunidade recebeu da Itaipu 40 peças do uniforme do coral indígena do Ocoy, e outros 40 uniformes da Prefeitura local para o grupo de dança guarani. Mas os benefícios não páram por aí.

 

Benefícios

 

Nelton lembrou a importância das parcerias para garantir a sustentabilidade da aldeia. A reserva já foi beneficiada com vários convênios, como a construção do centro de nutrição e artesanato, moradias, tanques-redes e acompanhamento permanente da pastoral da saúde. O resultado disso? Nenhuma morte por desnutrição nos últimos três anos, além do reconhecimento e melhoria da auto-estima da comunidade indígena.

 

As mulheres são exemplo disso. Depois de vários cursos de aperfeiçoamento, o artesanato que elas produzem viraram artigo disputado nas lojas do Parque Nacional Iguaçu.

 

Sustentabilidade

 

Além do Ocoy, desde 2003, com a implementação do Programa Cultivando Água Boa, outras duas reservas indígenas da região (tekohas): Añetete e Itamarã, em Diamante D’Oeste, estão buscando o caminho da autonomia. O trabalho contempla atividades socioambientais, produtivas, culturais e econômicas desenvolvidas em parceria pela Itaipu, Funasa, IAP, Ibama, Funai, Instituto Chico Mendes, Ñandeva, Coart, Senar, Prefeituras de São Miguel e Diamante D’Oeste, Cooperativa Lar, Pastoral da Criança e Ministério Público, entre outros. As ações são planejadas por um comitê gestor e desenvolvidas por meio de convênios entre Itaipu e os municípios.