Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Alunos do Trilha Jovem mostram excelência em serviços turísticos
Tamanho da letra
15/08/2007

A 2ª Mostra de Excelência em Serviços Turísticos, promovida terça-feira à noite pelos alunos do projeto Trilha Jovem, lotou o Centro de Convenções e Exposições do Mabu Thermas e Resort. Muitos empresários e representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu foram conferir de perto o que os alunos do Trilha Jovem aprenderam nas áreas de Viagens e Turismo, Alimentos e Bebidas e Hospedagem.

 

Devidamente trajados, os 218 jovens do projeto tiveram a oportunidade de demonstrar vários serviços que eles estão aptos a fazer daqui para a frente, como recepção e check in dos convidados, divulgação e comercialização de pacotes turísticos, reservas em hotéis e serviços de governança, entre outros.

 

Logo na chegada do hotel, alguns dos alunos se revezavam para atender os motoristas. Depois, um grupo de recepcionistas acompanhava os convidados até o salão, onde eram recebidos com um drink de boas vindas e, então, podiam visitar os diversos estandes. Foram montados ambientes distintos, como um apartamento de hotel, um open bar e uma agência de viagens, onde os alunos demonstraram seus conhecimentos.

 

Durante a mostra, também foi servido um jantar com pratos típicos da região, como o carneiro no buraco, o dourado no carrossel e o porco no rolete. Todo o processo, desde a preparação dos alimentos até a limpeza do espaço do restaurante, foi organizado pelos alunos do Trilha Jovem.

 

A II Mostra de Excelência em Serviços Turísticos foi promovida pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, Instituto de Hospitalidade, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu e contou com o apoio de diversas empresas da cidade, entre as quais: Auditur, Bourbon Cataratas, Fundação Cultural, Hotel Del Rey, Ilse Eventos, Mabu Thermas e Resort, Mannah SRL, Mercure Internacional Foz, Monday Bebidas, Naipi Stands, Produsom, Meeting Eventos, Secretaria Municipal de Turismo, TAM e Vision Art.

 

Oportunidade

 

Para Kelvis Santos da Silva, 19 anos, participar do evento foi uma “satisfação muito grande”. O aluno, que estava trabalhando no open bar, preparando e servindo drinks, afirmou que a mostra foi uma oportunidade quase que única para mostrar aos empresários o que os alunos sabem fazer.

 

“Já trabalhei na área de Alimentos e Bebidas, porém não tinha tanto conhecimento como agora. O Trilha Jovem focou também detalhes que fazem grande diferença no mercado de trabalho”, afirmou Kélvis.

 

Para Marcos Molinos Mayer, o projeto Trilha Jovem foi “uma das melhores coisas  implantadas em Foz do Iguaçu”. Segundo ele, o projeto oferece oportunidade aos jovens que querem se capacitar e buscar o mercado de trabalho. Agora, com o encerramento das atividades presenciais, Marcos pretende procurar um emprego e se especializar ainda mais na área de gastronomia. “Quero fazer um curso de gastronomia e tentar, futuramente, ser um chef de cozinha de grande prestígio”, afirmou.

 

Diferencial

 

A 2ª Mostra de Excelência em Serviços Turísticos reuniu várias autoridades, como o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, a representante do Ministério do Turismo, Kátia Moraes, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor técnico executivo de Itaipu, Antonio Otélo Cardoso, o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, e a coordenadora pedagógica nacional do projeto Trilha Jovem, Denise Dib.

 

Em seu discurso, Jorge Samek destacou que, efetivamente, a indústria que mais cresce no mundo é a do turismo, que também é a mais competitiva. Por isso, segundo Samek, há necessidade de ter pessoal capacitado para prestar um bom atendimento ao setor, o que o Trilha Jovem tem buscado.

 

“ É com grande satisfação que acolhemos o Trilha Jovem, por meio do Parque Tecnológico Itaipu, pois temos certeza que esse projeto fará a diferença para os jovens e também para o turismo da nossa cidade”, afirmou Samek.

 

Durante a solenidade, o diretor da Fundação PTI também ressaltou a importância do Trilha Jovem para o desenvolvimento profissional desses jovens e de muitos outros que ainda serão beneficiados. Sotuyo anunciou que, a partir do próximo ano, a Fundação PTI deve lançar uma linha de financiamento para pesquisas na área de turismo. Ele pediu o apoio dos empresários e do governo para a implantação e desenvolvimento de programas voltados à formação e capacitação de recursos humanos.

 

A parceria entre instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos de capacitação em turismo também foi defendida pela representante do Ministério do Turismo. Segundo Kátia Moraes, o desenvolvimento do setor não depende apenas da vontade pública, mas também do apoio dos empresários.

 

“O Trilha Jovem é um exemplo de projeto que foi implantado através de parcerias entre entidades públicas e privadas e que está alcançando bons resultados para o setor”, afirmou Kátia. Ela afirmou que, até 2008, o projeto Trilha Jovem deve capacitar cerca de 3.600 jovens, em 10 destinos turísticos do Brasil.

 

Mercado de trabalho

 

Além das autoridades, a importância da capacitação profissional oferecida pelo projeto Trilha Jovem foi destacada por empresários que contrataram jovens atendidos pelo projeto. Segundo o gerente de Hospedagem do Hotel Lanville Athené, Frederico Luiz Machado de Cardoso, os jovens que participam do projeto realmente estão aptos para atender as demandas do setor. Atualmente, seis jovens da primeira turma do Trilha Jovem trabalham no Lanville Athené. E, em breve, outros devem ser contratados.

 

“Eles, com certeza, estão entre os melhores funcionários do hotel”, afirmou Frederico.

 

A empresária Joyce Roncaglio, da Queijo e Cia, afirmou estar muito satisfeita com os funcionários que contratou por meio do projeto Trilha Jovem. Ela destacou a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, a hospitalidade. Outro fator importante, segundo ela, é a economia que a empresa tem em treinamento de novos funcionários.

 

“Os funcionários já chegam preparados para trabalhar e muito motivados. O Trilha Jovem, com certeza, veio para suprir essa demanda do setor”, afirmou Joyce.

 

Em 2006, quando foi implantado em Foz do Iguaçu, o projeto Trilha Jovem capacitou 105 jovens. Desses, 34 já completaram a meta de inserção profissional, superando o período de três meses de atuação em atividades remuneradas.

 

“O objetivo do Trilha Jovem é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de turismo na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso estamos capacitando esses jovens para atender às demandas do mercado de trabalho”, destacou o presidente do Instituto Polo Internacional Iguassu, Faisal Saleh.