Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Agricultores avaliarão a qualidade da água dos rios
Tamanho da letra
09/05/2006

Amanhã (10), às 13h30, na comunidade do Alto Xaxim, em Matelândia, será aberto o curso sobre avaliação da qualidade da água dos rios, dirigido a 50 voluntários das comunidades das microbacias Sabiá e Xaxim.

 

A programação faz parte do projeto de monitoramento participativo promovido na região por Itaipu, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

 

Inovador

 

O projeto traz uma abordagem científica inovadora, pois usa, além das análises tradicionais, a observação de indicadores naturais (biomonitoramento) para aferir as condições de qualidade da água. A iniciativa também trabalha a cidadania, ao envolver voluntários no monitoramento das águas que eles próprios fazem uso, reforçando a tendência mundial de descentralização na gestão dos recursos hídricos.

 

O grupo, formado por famílias de pequenos agricultores, participou, há dois anos, do trabalho de educação ambiental Oficinas de Futuro – Desafio das Águas, desenvolvido pelo Programa Cultivando Água Boa. Agora, a Itaipu fará a junção da área técnica de monitoramento de rios com o aprendizado de educação ambiental, por meio das chamadas Oficinas Futuro no Presente.

 

Aulas

 

O curso será realizado em duas etapas: de 10 a 13 de maio e de 22 a 17 de maio, com aulas teóricas e práticas de ecologia e hidrologia de rios, análises biológicas e ambientais. Também serão abordados aspectos sobre anatomia e biologia básica dos insetos, utilizados como indicadores naturais para se aferir a qualidade da água.