Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ações ambientais de Itaipu recebem o Prêmio Ozires Silva
Tamanho da letra
13/02/2014

A Itaipu Binacional emplacou dois projetos entre os destaques da categoria Empreendedorismo Ambiental na Educação (modalidade empresa de médio e grande porte) do Prêmio Ozires Silva, iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

A premiação, que contou com a presença do diretor-geral brasileiro, Jorge Miguel Samek, foi nesta quarta-feira (12), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. "As inovações estão aqui. E o ISAE estimula isso", afirmou Samek.

A gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, recebeu a Menção Honrosa pelo programa Educação Ambiental, uma das iniciativas do Cultivando Água Boa. O programa está presente nos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 e já resultou na sensibilização de mais de 20 mil pessoas na região. "É a educação na sua integralidade", disse Leila.

O projeto Água: Conhecimento Para Gestão, uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), com apoio da Itaipu, foi o vencedor na categoria. A jornalista Eloiza Dal-Pozzo recebeu o prêmio em nome da equipe, que capacita brasileiros e estrangeiros para a boa gestão de recursos hídricos. Hoje, são oferecidos 36 cursos, todos gratuitos, e dirigidos a diferentes públicos-alvo. A meta é capacitar 30 mil pessoas até 2015.

Nesta sétima edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável foram mais de 90 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil por ações de pequenas, médias e grandes empresas, pessoa física (Plano de Negócios) e comunidade acadêmica. Os trabalhos tiveram de passar por duas avaliações, incluindo uma banca de defesa dos projetos.

O prêmio leva o nome do engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), ex-presidente da Petrobras e ex-ministro da Infraestrutura. Ele estava presente e foi homenageado pelos organizadores da cerimônia. "É muito bom ouvir histórias do passado, mas muito melhor falar dos sonhos do futuro, como estes apresentados aqui", observou. "O Brasil pode ser melhor. As pessoas podem trabalhar em conjunto. Quem vai construir um grande País é o povo brasileiro".

O objetivo da premiação é incentivar novas práticas empreendedoras ligadas ao desenvolvimento sustentável, seja por iniciativa de empresas, pessoas físicas ou estudantes. Mais de 50 projetos de empresas como Itaipu Binacional e Petrobras foram reconhecidos. As ações incluem implantação de sistemas de captação de energia solar, geração de renda, educação ambiental no campo, adaptação de mesas para cadeirantes, piscicultura sustentável, compensação ambiental dos gases de efeito estufa, apicultura orgânica, além do empreendedorismo para crianças e jovens.