Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Acesso ao conhecimento é a chave para promover a preservação da água
Tamanho da letra
29/07/2014

Todo ano, novas tecnologias e pesquisas científicas abordam o tema “água”: como preservá-la, como aproveitá-la da melhor forma, como recuperá-la e como garantir seu futuro. Debater essas informações e as melhores formas de compartilhá-las com as partes interessadas é o objetivo da 15ª Cúpula de Informações sobre a Água, que começou nesta segunda-feira (28), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento continua até quarta-feira (30).
    

Abertura do evento no Parque Tecnológico Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti (Itaipu)
      
Participaram da abertura do evento a coordenadora do Programa Hidrológico Internacional da Unesco para a América Latina, Zelmira May; a diretora do USAID-GLOWS/FIU, María Concepción Donoso; o diretor técnico do Parque Tecnológico Itaipu, Cláudio Issamy Osako; a diretora do Escritório Regional da Unesco para a Ciência; Lidia Brito, e o coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática e superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley Junior.
      
Para Bley Junior, a palavra-chave do evento é acessibilidade. “A humanidade tem o conhecimento necessário para preservar a água. O que precisamos é estabelecer sinergias e fazer com que todos tenham acesso a esse conhecimento”, disse. “A falta de informação sobre as águas deve ser combatida em todos os níveis”, ressaltou María Concepción Donoso.
 
Os demais integrantes da mesa de abertura enfatizaram a importância do desenvolvimento e da preservação por meio do conhecimento, e comentaram a forte presença de jovens na plateia. “O que vamos discutir tem tudo a ver com a nova geração, por isso é muito gratificante ver tantos jovens aqui, discutindo esses temas”, disse Lidia Brito.
   
“Sabemos que o CIH, o PTI, a Itaipu Binacional e toda essa região se caracteriza por ter muita gente nova nas universidades. Esta é uma boa oportunidade para incorporar sobretudo pessoas jovens que venham aportar um olhar 'fresco' sobre os temas e os problemas”, destacou Zelmira May.
 
Palestra de abertura
 
O tema da primeira palestra da Cúpula foi a gestão inteligente dos recursos hídricos. Lidia Brito falou sobre o papel da Unesco em relação às mudanças globais e a segurança da água, com ênfase nas iniciativas desenvolvidas na América Latina e Caribe. Ela também apresentou a estratégia do Programa Hidrológico Internacional da Unesco de 2014 a 2021.
 
Programação
 
Na programação do evento estão inclusas as participações de especialistas da América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe, e também a apresentação de estudos de caso de outros continentes. Nos próximos dias, além de palestras, os participantes terão acesso a minicursos sobre diversos temas ligados à água. A programação completa está no link www.waterwebconsortium.com/wis15/.
 
Também estão presentes representantes do Programa Hidrológico Internacional (PHI), Instituto Caribenho para a Meteorologia e a Hidrologia de Barbados, Comitê Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata, Programa Erasmus Mundus, GLOWS, Agência Nacional de Águas (ANA) e Itaipu Binacional.