Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
8º Torneio de Arremesso de Celular nem começou e já registra recordes
Tamanho da letra
11/09/2015

Faltando dez dias para a 8ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, o maior evento esportivo do gênero da América Latina, a organização já registra ao menos um recorde. Até agora foram arrecadadas 6 toneladas de alimentos não perecíveis. Os produtos serão repassados a 14 entidades beneficentes de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. A expectativa agora é superar o número de participantes do ano passado e chegar a 500 arremessadores. Mais de R$ 15 mil em prêmios serão distribuídos.

O evento, apoiado pela Itaipu Binacional, está programado para 20 de setembro, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. Na mesma ocasião, também acontecem a 7ª edição do Mundial de Arremesso de Notebooks e o mutirão de coleta de resíduos eletrônicos. O torneio é coordenado pela Associação Recreativa e Esportiva Segurança Física (Aresf). A programação já faz parte do calendário esportivo do Estado do Paraná.

Quem participar terá a opção de arremessar o aparelho antigo ou fazer bom uso dos celulares que ainda funcionam, tirando fotos e colocando nas redes sociais. Segundo o organizador dos torneios, Gabriel Antônio Campos Neto, um dos objetivos da iniciativa é “divulgar os atrativos do Destino Iguaçu, já que 90% da premiação tem apelo turístico”. Um dos prêmios é um passeio em Porto Seguro (BA).   

Doações    

As seis toneladas de alimentos já arrecadados são doações feitas por empresas que apoiam o evento. O recorde anterior havia sido registrado em 2014, com 3.775 quilos de alimentos doados. O evento recebe hoje o apoio de 20 entidades e empresas.   
 
Evolução    

O torneio começou em 2008, com 60 participantes na disputa e 120 quilos de alimentos doados. No ano seguinte, em 2009, houve 135 inscritos e a doação de 270 quilos de alimentos. Em 2010, os números subiram para 235 participantes e 1,3 tonelada de alimentos. Em 2011 foram 313 participantes e 2,3 toneladas. Em 2012, um novo salto: o número de arremessadores chegou a 420 e o total de alimentos doados foi de 3,5 toneladas. Em 2013 foram 340 participantes e 3.220 quilos arrecadados. Em 2014, o recorde: 499 inscritos e 3.775 quilos de alimentos arrecadados. Somando todas as edições foram 2.002 participantes e 14.555 quilos de alimentos arrecadados.   
 
Na programação    
 
Além da competição, haverá exposição de carros antigos, exames clínicos gratuitos para a população (pressão arterial, diabetes, colesterol), distribuição de mudas de árvores nativas, recreação para as crianças, feira de produtos orgânicos e exposição de veículos elétricos, entre outras atrações. Instituições de ensino de Foz ainda farão apresentações ao longo do dia. Também integram o evento uma caminhada e uma bicicletada pela conscientização da Fibrose Cística, a partir do Gramadão da Vila A. No ano passado foram entregues R$ 20 mil em prêmios, distribuídos entre os participantes. Os vencedores foram o comerciante José Bonfin Júnior, que arremessou o celular a 102,03 metros e, na disputa de notebooks, Diogo Carlin, com a marca de 32,22 metros.    
 
A Itaipu apoia na divulgação do evento, na cessão do Gramadão da Vila A e da estrutura (como barracas e banners), na logística e prestação de diversos serviços, como topografia, eletricidade e limpeza. A Associação dos Moradores da Vila A e Associação dos Empregados de Itaipu colaboram na divulgação e na obtenção de alvarás (na Prefeitura e Corpo de Bombeiros).
 
Como participar
 
As inscrições para os dois torneios (celular e notebook) poderão ser feitas na hora, no próprio Gramadão. Cada participante poderá levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer até dois arremessos. Quem não tiver celular pode usar os da organização do evento.
    
Para cada lançamento, o competidor deverá entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. No caso do notebook, são cinco quilos de alimentos para cada arremesso – também limitado a dois lançamentos.
 
As pessoas poderão também levar resíduos eletrônicos, que serão arrecadados e destinados de forma adequada. A coleta do lixo eletrônico começa dois dias antes.