Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
3º Cultivando Água Boa reunirá mais de 2 mil participantes
Tamanho da letra
24/11/2006

Com mais de 2.000 inscritos até ontem (24), o 3º Encontro Cultivando Água Boa, que começa na próxima quinta, 30 de novembro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, prenuncia-se como um dos mais importantes eventos da Bacia Paraná III, área onde o atua o programa da Itaipu Binacional voltado para a recuperação e preservação ambiental. Será, também, um momento histórico para discutir o desenvolvimento sustentável da Bacia do Prata e de toda a América Latina.

 

Uma programação densa e animada integra avaliações do trabalho ambiental realizado em 29 microbacias da região, discussões e debates, em oficinas e miniplenárias, sobre uma dezena de temas fundamentais, relacionados com os municípios da região do Oeste paranaense, a Tríplice fronteira, a Bacia do Prata e a América Latina. Novos convênios para ações ambientais nos municípios da Região e acordos de trabalho para o Cone Sul e a América Latina serão assinados.

 

O evento é promovido por uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, o Parque Nacional do Iguaçu - IBAMA/Ministério do Meio Ambiente e a Itaipu Binacional. Autoridades brasileiras e paranaenses vinculadas às questões ambientais, dirigentes da Itaipu Binacional e prefeitos municipais se reunirão com representantes da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai para discutir problemas e decidir soluções visando a recuperação, a defesa e sustentabilidade do meio ambiente nas Bacias do Prata e do Paraná III.

 

Agenda 21 e Educação Ambiental

 

Um balanço das ações vinculadas à Agenda 21 - compromissos de defesa do meio ambiente e sustentabilidade, para salvação do Planeta   – será realizado no 3º Cultivando Água Boa. Shirle Margaret dos Reis Branco, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, acredita no êxito completo das avaliações, nas discussões e debates – e na definição de um novo e amplo programa de trabalho para 2007. 

 

O Parque Nacional do Iguaçu realiza, no evento, a mostra anual dos trabalhos de educação ambiental realizados pela Escola-Parque, em escolas de 16 municípios do entorno do parque e da Província de Missiones, Argentina. Cada município mostrará o que fez, por meio de maquetes, textos, imagens e apresentações culturais - números musicais, dança, fantoches, paródias, teatro, entre outras, sempre com temas relacionados ao Parque Nacional do Iguaçu e sua conservação.

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu realizará, no dia 30 de Novembro, a partir das 16 horas, a apresentação e premiação do sexto concurso Professor Destaque Ambiental. Serão apresentados 11 projetos, realizados em escolas municipais que participaram neste ano. Os três professores premiados ganharão uma viagem para conhecer locais turísticos ambientais.

 

Bacia do Prata

 

O Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata -  que será anunciado dia 30 de Novembro, na abertura do evento - poderá se constituir num dinâmico núcleo de inteligência, reunindo, integrando e difundido conhecimentos populares tradicionais e a mais moderna tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Sediado no Parque Tecnológico Itaipu, o centro será uma organização internacional que envolverá toda a Bacia do Prata (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai), com apoio do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Representantes de organismos gestores de políticas ambientais desses países, do PNUMA e de diversas instituições participarão do lançamento e da reunião de planejamento do centro.