Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Apresentação
Tamanho da letra

A Itaipu elegeu a área de P&D como uma de suas prioridades. Com o objetivo de preservar o conhecimento adquirido em anos de operação e manutenção e levar o seu know-how para outras companhias do setor elétrico, Itaipu está implantando sua Universidade Corporativa (UCI).

A idéia nasceu de dois grandes projetos. Um deles é de iniciativa da Eletrobrás, que vem estimulando as empresas do setor a criar ou fortalecer programas desse tipo. O outro é o de Gestão do Conhecimento, que a binacional já vinha executando e que visa a organizar o seu capital intelectual.

Um dos aspectos do projeto é a interconexão de todos os bancos de dados. Para isso, foi criado o portal Gestão do Conhecimento, disponível na intranet. A implantação mostrou que já havia diversas iniciativas de sistematização do capital intelectual da empresa. Um dos temas já completamente mapeado é a instalação de uma nova unidade geradora.

A Universidade Corporativa é gerida por um conselho com 14 integrantes (sete de cada país) e conta com facilitadores de diversas áreas. No estágio atual, toda a parte legal foi concluída, inclusive a criação do estatuto, que estabelece sua atuação em três linhas básicas: Educação Corporativa; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Gestão do Conhecimento.

A UCI vai atuar como uma entidade articuladora entre os diversos setores da empresa, envolvendo principalmente as áreas de recursos humanos, treinamento e Tecnologia da Informação.

A Universidade não terá uma estrutura física própria. Por isso, vai trabalhar próxima de organismos como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que já atua em pesquisa e desenvolvimento.

A idéia é não replicar atribuições. Para coordenar essa integração, há uma câmara técnica que define as ações prioritárias, como a criação do Centro de Estudos Avançados de Segurança de Barragem, em parceria com o PTI, e na formação de cursos de especialização, em parceria com instituições da esfera federal, entre elas o Ministério da Educação (MEC).

Além de atender ao público interno, a Universidade Corporativa vai trabalhar com públicos que de alguma forma estão relacionados com os objetivos de Itaipu. Na área ambiental, por exemplo, ela vai agir na capacitação para entidades que estão sediadas no entorno da usina.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.