Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Reviver
Tamanho da letra

A qualidade de vida no trabalho é uma importante ferramenta estratégica para as organizações, pois, através dela é possível acompanhar o comportamento dos trabalhadores. Se estiverem satisfeitos, o resultado das tarefas desempenhadas terá mais qualidade, e eles estarão mais motivados para alcançarem objetivos pessoais e, também, contribuirão com os objetivos da própria organização. Nessa perspectiva, o Reviver, Programa de Valorização da Saúde e da Qualidade de Vida, desenvolve suas ações pensando na saúde e bem-estar dos empregados da Itaipu Binacional.

Criado em 1994, o programa conta atividades abrangentes, que envolvem os diversos públicos da empresa (colaboradores, familiares, prestadores de serviço, menores aprendizes e estagiários), e incluem ações preventivas, de promoção da saúde e tratamento de doenças.

Empregados e familiares são orientados sobre os riscos do consumo de álcool e drogas, e, para aqueles que necessitam, são oferecidos tratamento e acompanhamento adequados para a dependência química, sem prejuízo à vida produtiva.

Uma ação específica esclarece os fumantes sobre os malefícios do fumo e os estimula a deixar o cigarro, com apoio de uma equipe de saúde interdisciplinar.

Outra linha de atuação é o estímulo à prática de atividade física. No escritório de Curitiba, na Usina e no Centro Executivo, os empregados contam com academias que oferecem a prática de ginástica e musculação sob orientação profissional.

Em Foz do Iguaçu, os trabalhadores podem participar do grupo de Caminhada e Corrida após o expediente, três vezes por semana. Durante todo o percurso, os participantes recebem acompanhamento profissional especializado.

O Reviver também realiza anualmente uma Caminhada e Corrida Saudável nas dependências da usina, aberta aos colaboradores e à comunidade.

No ambiente de trabalho, o Reviver implantou a ginástica laboral. Por meio de séries de exercícios, os empregados são preparados física e mentalmente para a jornada de trabalho, resultando na melhora do relacionamento com colegas e da produtividade, e diminuindo os riscos de acidentes.

As ações de Antropometria e Condicionamento Físico Laboral propõem um plano de condicionamento físico ocupacional aos empregados que realizam atividades laborais que possuem maior exigência física, promovendo a saúde, a segurança e o bem-estar.

Outra iniciativa é o projeto Reviver a Saúde, cujo eixo principal é o Atendimento Nutricional, que visa educar para  mudança de comportamento. São realizadas ações multidisciplinares que contam com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, educação física e nutrição. Esse projeto possui como público-alvo os colaboradores com obesidade, diabetes e outras alterações de saúde.

Em conjunto com Programa de Voluntariado de Itaipu, o Reviver realiza a “Campanha da Gelatina”, com foco na sensibilização sobre o câncer e que anualmente angaria entre os colaboradores da empresa doações de gelatina para ajudar na alimentação de pacientes em Foz do Iguaçu e no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.

 
"Empregados e familiares participam de ações de promoção da saúde, esporte e cidadania"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.