Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Gestão do conhecimento
Tamanho da letra

A gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.

Como processo organizacional, a gestão do conhecimento compreende o conjunto de ações voltadas a dotar a empresa de um instrumento corporativo de administração estratégica de seu capital intelectual, envolvendo ações de aprendizagem e inteligência organizacionais, gestão de competências, educação corporativa e gestão do capital intelectual, com o suporte indispensável de tecnologias de informação e comunicação.

Na Itaipu, a gestão do conhecimento teve início na área de manutenção da usina e na implantação das unidades geradoras adicionais 9A e 18A.

Futuramente, estas experiências deverão ser extrapoladas para toda a organização, não só para assegurar a atualidade da gestão empresarial, alinhando-a com o restante dos setores produtivos do Brasil e do Paraguai, mas também para realizar a retenção organizada dos conhecimentos adquiridos, dando trato sistêmico às informações, de maneira a torná-las úteis e disponíveis a todos os colaboradores. 

A gestão do conhecimento, assim, contribui para a transferência contínua do legado dos conhecimentos necessários à formulação de estratégias, bem como para a execução de todos os processos indispensáveis ao alcance dos objetivos empresariais e, conseqüentemente, ao cumprimento da missão da entidade.

Conteúdo Relacionado
ALINHANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM A ESTRATÉGIA DA EMPRESA: O CASO ITAIPU BINACIONAL
FUNDAMENTOS PARA A GESTÃO DA MUDANÇA NO MODELO DE GESTÃO DA ITAIPU BINACIONA