Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Desenvolvimento Rural Sustentável
Tamanho da letra

A Itaipu tem uma grande preocupação com a água, recurso natural que é o principal insumo para a geração de energia na usina. Diversas ações são realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade da água, promovendo a longevidade do reservatório. Nesse cenário, a agricultura apresenta-se como um importante catalisador dessas ações.


Programa atende a 2 mil famílias da região.

O trabalho com a agricultura familiar visa à redução dos processos de contaminação das águas e solos pela diminuição do uso de contaminantes oriundos da atividade agropecuária na área da bacia hidrográfica conectada com o reservatório e outras áreas de interesse da Itaipu. Também atua no fortalecimento da agropecuária, promovendo o desenvolvimento econômico.

O desenvolvimento em campo se dá pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) gratuita aos agricultores familiares para a produção primária; na agregação de valor e agroindustrialização; na estruturação da comercialização regional; bem como promovendo ações de pesquisa para desenvolvimento de tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos orgânicos e sustentáveis.


Curso de transformação artesanal de alimentos (Ater). Foto: Débora Boico.

Atualmente, a Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenada e custeada pela Itaipu, é formada por uma equipe de 48 profissionais que atuam em 44 municípios da área de interesse empresarial no Oeste do estado do Paraná e Sul do estado de Mato Grosso do Sul. 

O público beneficiário e as categorias de acompanhamento estão organizadas da seguinte forma: 

  • Assessoria individualizada a 2 mil famílias de agricultores familiares, nas áreas de agropecuária orgânica, agroecológica e sustentável; na agrotransformação; na comercialização da produção; no saneamento rural; em associativismo e cooperativismo e na capacitação dos agricultores familiares;
  • Assessoria especializada em agroindústrias familiares, quanto a boas práticas de manipulação, adequação legal e sanitária, desenvolvimento de produtos, rotulagem e levantamentos de custos de produção;
  • Incentivo e assessoria às iniciativas de associativismo e cooperativismo como ferramentas de organização dos agricultores familiares, contribuindo nos processos de produção e comercialização.


Vitrine de Agroecologia no Show Rural. Foto: Micheli Becker

Quanto à pesquisa e difusão de tecnologias para agricultura sustentável e agroecológica, a Itaipu atua em parceria com diversas instituições, dentre elas universidades e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), desenvolvendo pesquisas para desenvolvimento e adaptação de equipamentos para controle de plantas daninhas; aperfeiçoamento do plantio direto na palha sem o uso de herbicidas e tecnologias de controle biológico; difusão de tecnologias em Produção de Leite Sustentável a Pasto; Fruticultura Sustentável; produção de grãos orgânicos em sistema de plantio direto (SPDO); sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH); e saneamento rural. A difusão acontece principalmente por meio da realização de dias de campo e vitrines tecnológicas, e por meio de materiais e manuais produzidos e distribuídos aos agricultores.

 

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.