Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Biodiversidade, Nosso Patrimônio
Tamanho da letra

A preservação do meio ambiente está no DNA da Itaipu. Concebida nos anos 1970, a usina foi pioneira pelo conjunto de ações de proteção e conservação da biodiversidade regional que empreende desde então.

A usina está inserida no bioma Mata Atlântica, comprometido e fragmentado pela intensa interferência humana nesta região, principalmente ao longo do século 20, partindo da extração de madeira e da erva-mate, seguida da expansão da fronteira agrícola, intensificada nas décadas de 1960 e 1970.

Isso acarretou o esgotamento e a destruição de grande parte dos recursos naturais, reduzindo os ambientes nativos a uma fração do que eram originalmente e criando um isolamento que ameaça, ou em alguns casos condena, as populações silvestres à degeneração e até mesmo à extinção.


Refúgio Biológico Bela Vista. Foto: Alexandre Marchetti - Itaipu Binacional

Para regenerar e proteger a biodiversidade nesse território, a Itaipu empreende diversas ações que buscam promover a melhoria da variabilidade genética da flora e da fauna regionais, tais como: a manutenção das Áreas de Preservação Permanente (Faixa de Proteção do Reservatório e Refúgios Biológicos); o acompanhamento da diversidade biológica; a implantação do Canal da Piracema, que permite a migração de peixes e contribui para o estoque pesqueiro do reservatório; a reprodução de animais silvestres da região ameaçados de extinção; e a pesquisa florestal.

Saiba mais sobre as diversas ações do programa:

Vale destacar que as ações na Itaipu no campo da biodiversidade são amplamente reconhecidas. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1985 e 2015, o Paraná foi o estado que mais contribuiu para a restauração da Mata Atlântica no Brasil, com 75.612 hectares (ha) regenerados. Dessa área, 28% (ou 20.957 ha) correspondem às ações da Itaipu na margem brasileira do reservatório. Saiba mais...

As áreas protegidas de Itaipu, tanto no Brasil quanto no Paraguai são reconhecidas pela UNESCO como áreas núcleo da Reserva da Biosfera, as mais relevantes para a conservação e com valor ecológico para a humanidade. E, no lado brasileiro, um território que abrange 29 municípios é denominado Unidade de Gestão Descentralizada Reserva da Biosfera da Mata Atlâtntica (UGD RBMA) Itaipu. Saiba mais...
 
As ações do programa Biodiversidade, Nosso Patrimônio estão alinhadas com o ODS 15 - Vida terrestre, especialmente em relação às metas: de gestão sustentável das florestas (15.2) e  de proteção à biodiversidade (15.5).

 

 

" Programa inclui projetos e ações voltados à preservação da fauna e flora "
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.