Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Batimetria do reservatório
Tamanho da letra

A água é o insumo primordial para a geração de energia. A segurança hídrica requer constante monitoramento e profundo conhecimento para a boa gestão dos recursos hídricos. Não basta conhecer a qualidade e a quantidade de água armazenada e disponível.


Crédito: reprodução.

Portanto, entender como a água circula dentro de ambientes confinados, como é o caso de um reservatório de usina hidrelétrica, é de suma importância, haja vista que a forma como as correntes se comportam impacta diretamente os usos múltiplos do empreendimento.

Por isso, o objetivo da batimetria é identificar a conformação do leito do reservatório da Itaipu décadas após seu enchimento, com atualizações periódicas.

Com as informações batimétricas detalhadas, é possível realizar simulações matemáticas (modelagens hidrodinâmicas) pelo uso de softwares de ponta, cujos resultados possibilitam a tomada de decisões acerca de inúmeros usos múltiplos desempenhados pelo reservatório da UHE Itaipu, tais como aquicultura, turismo, navegação e geração de energia.

Como exemplos, pode-se citar o cultivo de peixe em tanque rede, que demanda circulação constante da água para não comprometer a viabilidade da produção. Outra questão importante é, por meio das correntes, identificar caminhos preferenciais de espécies migradoras dentro do lago, tornando viável estudos mais específicos, bem como otimizar campanhas de monitoramento em campo.

No tocante ao turismo, o uso de modelagens matemáticas é fundamental para antever eventuais prejuízos advindos de derramamentos de poluentes e/ou contaminantes nas águas do lago. Com o auxílio desses estudos é possível estabelecer planos de contingência para sinistros ao longo de todo o domínio da modelagem.

Para a navegação, é essencial saber onde ocorrem zonas com menor circulação de água, as quais naturalmente são regiões de rápido assoreamento. Essas informações permitem estabelecer as melhores rotas de navegação.

Os levantamentos de campo (campanhas batimétricas) são o começo de todos os processos acima elencados; campanhas bem feitas e detalhadas são capazes de fornecer dados precisos e que auxiliarão sobremaneira os estudos posteriores, inclusive otimizando tempo e custos. Desse modo, a aquisição de dados de campo é investimento, com retorno garantido e que impactará positivamente vários setores da economia.

Objetivos estratégicos da Itaipu relacionados:

  • OE 3. Sustentabilidade empresarial;
  • OE 4. Desenvolvimento sustentável das áreas de influência, considerada as especificidades de cada país;
  • OE 7. Garantir a segurança hídrica, consolidando o processo de gestão socioambiental por bacia hidrográfica;
  • OE 8. Fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural na área de influência, consideradas as especificidades de cada país;
  • OE 10. Potencializar o desenvolvimento turístico da região;
  • OE 11. Fomentar a pesquisa e a inovação para o desenvolvimento energético e tecnológico, com ênfase na sustentabilidade.

Parceiros:

Corpo técnico e gerencial da margem paraguaia da Itaipu Binacional (tanto Diretoria de Coordenação quanto Técnica e Administrativa); Marinha do Brasil, para garantir a segurança empresarial em águas transfronteiriças; Empresa americana R2Sonic, com consultoria técnica na aquisição e operação dos equipamentos utilizados devido às condições variadas do levantamento realizado no reservatório de Itaipu.

Resultados:

  • Animações 2D e 3D utilizando o software Delft 3D objetivando determinar a capacidade suporte em pontos específicos dentro dos braços brasileiros do reservatório de Itaipu;
  • Identificação de zonas de baixa circulação das correntes para diferentes cenários (cheias, estiagens, níveis operacionais do reservatório de Itaipu);
  • Elaboração de planos de contingência do lago de Itaipu, tanto para os usos múltiplos quanto para derramamentos de óleos e contaminantes em suas águas;
  • Refinamento dos estudos de vida útil da UHE Itaipu, por meio do uso de sessões de controle de assoreamento dentro do reservatório.
     
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.