Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Integração ao sistema paraguaio
Tamanho da letra
O escoamento da energia de Itaipu para o Paraguai é feito nas tensões de 500 kV e 220 kV a partir da subestação da Margem Direita.
 
A subestação da Margem Direita atualmente conta com seis conjuntos autotransformadores/reguladores que reduzem a tensão de 500kV para 220 kV e se conectam ao sistema interligado paraguaio através de quatro linhas de transmissão, sendo que duas delas seguem para as subestações de Itakyry e de Parque Industrial Hernandarias, situadas a 71 km e 16km de Itaipu, respectivamente, além de outras duas linhas que vão para a usina de Acaray, a apenas 5 km da subestação Margem Direita. Da usina de Acaray, pertencente a ANDE, outras seis linhas destinadas ao fornecimento de energia elétrica do sistema interligado paraguaio.
 
 
Adicionalmente, duas linhas de transmissão de 500kV transmitem a energia de Itaipu ao sistema interligado paraguaio a partir da subestação de Margem Direita, sendo uma conectada à subestação de Villa Hayes, situada a 340 km de Itaipu e próxima a região metropolitana de Assunção, que é o principal centro de consumo paraguaio, além de outra linha que se conecta à subestação de Yguazu, situada a 51 km de Itaipu. Uma terceira linha de transmissão de 500 kV, que conecta também a subestação da Margem Direita à subestação de Yguazu, entra em operação em maio de 2023.
 
A comercialização da energia gerada pela Itaipu ao sistema interligado paraguaio é feita pela ANDE.
Conteúdo Relacionado
Mapa de Transmissão 2014