Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sig@ Livre
Tamanho da letra

Uma aplicação desenvolvida através de tecnologias livres que auxilia Itaipu no monitoramento ambiental de bacias hidrográficas. O Sig@ Livre, tecnologia da informação a serviço da conservação e preservação do meio ambiente.

O objetivo do projeto é  eliminar os passivos ambientais existentes, adequando a propriedade à legislação  ambiental vigente.

O projeto de adequação ambiental de propriedades rurais caracteriza-se pelas etapas de diagnóstico e proposta de adequação ambiental, elaborados por Itaipu, IES e Empresas O que é o Sig@ Livre:

O Sig@ Livre Itaipu é uma aplicação inicialmente desenvolvida (versão 1.0), por meio de um convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, atualmente encontra-se na versão 2.2 e é desenvolvido e mantido pela Superintendência de Informática e Superintendência de Obras e Desenvolvimento da Entidade.

Esta aplicação é uma ferramenta de gestão das informações geográficas provenientes dos Projetos de Adequação Ambiental em propriedades rurais elaborados na Bacia Hidrográficas da Bacia do Paraná 3 – BP3.
O Sig@ Livre Itaipu é desenvolvido em ambiente Web, permitindo inserção, atualização e visualização dos dados em tempo real, utilizando-se de ferramentas e bibliotecas livres tais como Mapserver, PostgreSQL, GEOS/GDAL, Proj4, entre outras.

O que é Projeto de Adequação Ambiental:
Incubadas na FPTI.
 
O atendimento aos dispositivos legais aliado à adoção de boas técnicas para o planejamento do uso e manejo da terra, contribui para a conservação e preservação ambiental da BP3.

Como o Sig@ Livre é usado:

O Sig@ Livre permite a integração dos dados alfanuméricos e feições espaciais, levantados na propriedade rural, proporcionando a construção e visualização de mapas, gráficos e relatórios gerenciais, com vistas Gestão Ambiental e Territorial da BP3.

Além do Projeto de Adequação Ambiental, outro importante produto disponibilizado é o formulário já preenchido do Sistema. de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente – SISLEG, possibilitando o licenciamento ambiental da propriedade.
 

Acesso ao Código Fonte da Aplicação:

A tecnologia utilizada, bem como o código fonte gerado está disponível para utilização/replicação por outras instituições, através de convênios de cooperação e repasse tecnológico a serem firmados com a Itaipu.

Acesso ao Banco de Dados da Aplicação:

O acesso aos dados cadastrados na aplicação é restrito, visando dessa forma preservar a confidencialidade, integridade e a inviolabilidade das informações existentes, os quais foram fornecidos em caráter de confiança à Itaipu Binacional pelo produtor rural.

" Uma aplicação desenvolvida através de tecnologias livres que auxilia Itaipu no monitoramento ambiental de bacias hidrográficas. O Sig@ Livre, tecnologia da informação a serviço da conservação e preservação do meio ambiente. "
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.