A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica
Tamanho da letra

A Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica é uma ação educativa que objetiva promover a aprendizagem continuada de diversos atores sociais para uma cultura de sustentabilidade, mediante atividades baseadas em eixos norteadores: agricultura orgânica, água boa e gente saudável. É desenvolvida por 105 monitores representantes dos municípios.

Esses monitores atuam na sensibilização de  suas comunidades por meio de atividades como: visitas técnicas a agricultores, visitas ecológicas monitoradas, encontros de capacitação para 450 professores, distribuição de materiais didáticos, 135.000 Cartilhas Mundo Orgânico, 650 kits contendo os documentos planetários (Rede Formal de Ensino), 65 oficinas educativas – Carta da Terra, 450 apresentações teatrais da peça “Matita: uma aventura orgânica”, plano de ação municipal para catadores de materiais recicláveis, 12 cursos de formação em agroecologia, formação continuada para 25 nutricionistas e 100 merendeiras e implementação do Concurso de Receitas Saudáveis da BP3, com participação de 700 merendeiras, resultando na seleção de 58 receitas para serem adotadas nas escolas.

Assim, a Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, que tem seu foco no ensino formal, ajudou a mobilizar pessoas e instituições a participar do Programa de Formação de Educadores (FEA), uma proposta de educação popular não formal. Esse programa articulou o Coletivo Educador da BP3 e do Parque Nacional do Iguaçu e se enraizou constituindo Comunidades de Aprendizagem. Porém, muitas das pessoas dessas ações também participam da construção das Agendas 21 do Pedaço que ocorrem nos municípios da BP3.

Além desta articulação com o FEA, as ações e atividades estão interconectadas e permeiam, especialmente, os projetos de agricultura orgânica, plantas medicinais, coleta solidária, gestão por bacia hidrográfica, mas que de uma forma ou de outra se faz presente  em todas as ações do Cultivando Água Boa.