A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Política Ambiental
Tamanho da letra

A construção de uma hidrelétrica provoca impactos na biosfera. Por isso, conservar e proteger o meio ambiente são preocupações permanentes da Itaipu Binacional.

Rios, córregos e nascentes, que fornecem a água que move a usina, recebem atenção especial dentro das ações de gestão ambiental. Mas a atuação da empresa vai além do reservatório e complementa as exigências da legislação.

Para preservar a fauna e a flora, a Itaipu mantém reservas e refúgios biológicos e um corredor de biodiversidade, que promovem a conservação das matas nativas da região.

Nas áreas que encontrou devastadas pela prática agrícola, a Itaipu lançou ações de reflorestamento que permitiram o plantio de 23 milhões de mudas de árvores na faixa de proteção do reservatório.

A Itaipu, como empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, também adota medidas para reaproveitar e reciclar materiais, promove a educação ambiental de adultos e crianças em toda a área de abrangência do lago da usina e incentiva práticas ecologicamente corretas na agricultura, na pesca e nas atividades de lazer.

Dentro das ações socioambientais, o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas ao lago assegura ênfase especial à saúde destas populações.

Desde 2003, a responsabilidade socioambiental integra a missão institucional da Itaipu, um compromisso da empresa, seus empregados e colaboradores com a sociedade e a vida no planeta.

Conteúdo Relacionado
Política de Sustentabilidade do Sistema Eletrobras
Politica Ambiental do Sistema Eletrobrás
Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudancas Climáticas