A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Laboratório ambiental
Tamanho da letra

A Itaipu monitora periodicamente a qualidade da água dos rios e do ar na região do entorno do reservatório.

O acompanhamento realizado pelo Laboratório Ambiental atende às necessidades de projetos ambientais da Itaipu e de pesquisas desenvolvidas em parceria com instituições como Fiocruz, Fundacentro, USP, Unioeste, UnB, UFPR, UTFPR e Cetesb, que estimulam a geração e transferência de conhecimento científico e tecnológico.

As amostras também auxiliam programas de vigilância epidemiológica e colaboram com a melhoria do atendimento de saúde pública na fronteira de Brasil e Paraguai. Por ano, o Laboratório Ambiental realiza aproximadamente 12 mil exames.

Entre suas atividades estão a pesquisa e o treinamento de agentes de saúde para monitorar, em amostras de água e ar, bactérias, fungos e protozoários que podem causar doenças em pessoas saudáveis ou com o sistema imunológico comprometido.

Na usina, o monitoramento inclui análises microbiológicas de água, leite, café, ar-condicionado, equipamentos de proteção individual e telefones dos colaboradores e funcionários.

Os técnicos do Laboratório Ambiental ainda acompanham a ação de microorganismos e agentes biológicos associados à biodeterioração de materiais, estruturas e equipamentos da hidrelétrica; promovem pesquisas relacionadas ao mexilhão dourado; e indicam valores de referência em exames laboratoriais e o diagnóstico laboratorial de patologias em animais silvestres e peixes.

O monitoramento bacteriológico dos rios recolhe amostras de água em toda a Bacia do Rio Paraná III.

Entre as ações especificas do Laboratório Ambiental da Itaipu, os destaques são a pesquisa do Cryptosporidium sp. e de Legionella sp. em amostras ambientais e biológicas; a identificação de Acanthamoeba sp. na água e no biofilme; e a qualificação e a quantificação de fungos em água, ar e biofilme.

"Monitoramento dos rios recolhe amostras de água em toda a Bacia do Rio Paraná III"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.