A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Jovem Jardineiro
Tamanho da letra

O Projeto Jovem Jardineiro nasceu em 2003, com o objetivo de fomentar a inclusão socioambiental de jovens de baixa renda e contribuir na geração de emprego e renda, uma política de responsabilidade social alinhada ao programa Cultivando Água Boa. O projeto visa oportunizar a capacitação de jovens para o exercício da cidadania, tendo como tema geradorjardinagem, com enfoque na sustentabilidade e na educação ambiental.

O projeto Jovem Jardineiro passou por um processo de reformulação em 2010, com o propósito de fortalecer e sistematizar seus conteúdos e processos pedagógicos, com elaboração de Manuais de Formação dos Jovens, Capacitação e Acompanhamento de Educadores e Planos de Aulas.

Visando garantir a formação e capacitação de jovens cidadãos e socioambientalmente responsáveis, o projeto é desenvolvido através de três eixos:
Eixo I - Promover o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade (184 horas)
Eixo II - Promover a Excelência na Prestação de Serviços (352 horas)
Eixo III - Construir Plano de Vida e Carreira (136 horas)

Pretende-se, assim, que o Jovem Jardineiro além da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Prioriza-se estratégias para ampliar os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã.

O desafio metodológico, portanto, consiste em aliar as oficinas técnicas ao desenvolvimento de projetos voltados para uma educação participativa e comunitária.

A oficina Plano de Vida e Carreira constitui-se na base do terceiro eixo do projeto e coroa um processo educativo que permite aos jovens alcançarem novas perspectivas de vida, a sonharem com novas possibilidades e a acreditarem em si mesmos.

Ressalta-se que não se trata de um projeto que ensina, mas de um espaço que promove o protagonismo e a construção conjunta de saberes e práticas para a vida.

Entre 2003 e 2011, 229 jovens formaram-se no projeto Jovem Jardineiro, sendo que 10% já ingressaram em curso técnico ou superior na área ambiental.

Abaixo quadro com as oficinas realizadas nos três eixos:

 

 

 

 

 

 

 

 

"O projeto visa oportunizar a capacitação de jovens para o exercício da cidadania"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.