Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Plantas Medicinais
Tamanho da letra
A Itaipu Binacional está inserida no bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos em biodiversidade no mundo (e um dos mais ameaçados).  Estima-se que restam 12,4% da cobertura florestal original.
 

Foto: Caio Coronel - Itaipu Binacional.

Para a Itaipu, uma importante estratégia para a conservação desse bioma reside no cultivo e uso das plantas medicinais, condimentares, aromáticas e alimentícias.

Desde 2004, a empresa apoia essa estratégia que contribui, também, para o desenvolvimento econômico da região, a valorização da cultura e a conscientização quanto a conservação e cultivo de espécies nativas.

Do ponto de vista econômico, as plantas são utilizadas como matéria-prima para a produção de uma ampla gama de produtos, constituindo uma forma complementar de geração de renda para agricultores familiares.

Do ponto de vista cultural, o cultivo está intrinsecamente relacionado à integração de conhecimentos de europeus, indígenas e africanos. Um exemplo prático está no uso tradicional de chás, chimarrão e tereré.

Uma das linhas de ação do programa consiste na manutenção do Horto de Plantas Medicinais, Condimentares Aromáticas e Alimentícias Não Convencionais, localizado no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu.

Em uma área de apenas dois hectares, o horto abriga áreas de cultivo, infraestrutura de produção de mudas (incluindo estufa automatizada e viveiro sombreado), bem como espaço de beneficiamento para fins educativos.

As matrizes de plantas do horto constituem um banco de preservação do patrimônio genético e do conhecimento popular, contando com 120 exemplares devidamente catalogados. E não apenas da Mata Atlântica, mas também do Pampa, Amazônia e Cerrado, bem como outras espécies exóticas tradicionalmente cultivadas na região. 

O horto também atua na produção e distribuição de mudas, como forma de fomentar a saúde, bem-estar e segurança alimentar da população. As mudas são distribuídas a prefeituras, instituições filantrópicas, instituições de ensino e população em geral.

O horto também recebe visitas técnicas, com o objetivo de transmitir o conhecimento sobre produção de matéria-prima, processo produtivo, beneficiamento e uso paisagístico.

O programa Plantas Medicinais da Itaipu está em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, bem como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3) Saúde e Bem-estar.