Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

A Itaipu e os índios Avá-Guarani
Tamanho da letra

A Itaipu Binacional, desde a sua concepção, tem seguido os princípios de desenvolvimento territorial sustentável, como refletido em suas ações e programas integrados de apoio ao bem-estar social, crescimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e do ambiente. 


Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Para isso, realiza parcerias com municípios e instituições atuando com os diversos públicos que residem nesse território: agricultores familiares, pescadores amadores e esportivos, catadores de materiais recicláveis, comunidades indígenas, professores, alunos, entre outros.   

Dentre essas ações, desenvolve uma série de iniciativas voltadas às comunidades indígenas Avá-Guarani formalmente reconhecidas em sua área de influência. Essas iniciativas fazem parte do Projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas que atua com as famílias das aldeias: Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu; e Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste.

A atuação de Itaipu com as comunidades indígenas está pautada nos seguintes documentos: Adesão da Itaipu ao Pacto Global, Responsabilidade Socioambiental,  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Plano Empresarial, e acontece a partir de convênios estabelecidos com instituições que atuam nestas comunidades indígenas, nos seguintes eixos:

Educação: apoio às ações de educação formal e qualificação profissional indígena; 

Saúde: apoio às ações preventivas para melhorar a qualidade de vida e eliminar o risco nutricional; apoio às ações dos órgãos públicos em prol da saúde indígena;

Infraestrutura: apoio à implantação de infraestrutura para o atendimento de soluções adequadas e efetivas ao bem-estar indígena;

Agropecuária sustentável: apoio à agropecuária sustentável e às práticas tradicionais de cultivo indígena;

Geração de renda: apoio às atividades que promovam a geração de renda, o cooperativismo e o associativismo;

Segurança: apoio aos órgãos de segurança pública para a realização de ações de proteção aos indígenas.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.