A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Planejamento estratégico
Tamanho da letra
Objetivo Estratégico 1 - Segurança da produção de energia com os melhores índices de qualidade
     
Asseguramos o suprimento de energia elétrica para o Brasil e o Paraguai, atendendo as demandas dos respectivos sistemas elétricos, com parâmetros elétricos adequados (tensão, frequência e disponibilidade dentre outros) e a segurança das instalações.
     
OE 2 - Equilíbrio econômico-financeiro
     
Asseguramos a aplicação adequada e eficiente dos recursos da entidade, cumprindo os compromissos financeiros, garantindo o desenvolvimento das iniciativas corporativas e mantendo o atual nível do custo do serviço de eletricidade.
      
OE 3 – Sustentabilidade empresarial
      
Desenvolvemos o processo de gestão da Entidade com eficiência e eficácia, atendendo os preceitos da sustentabilidade empresarial, assegurando a adequada gestão dos recursos renováveis, a fim de maximizar a vida útil da Usina, mantendo os índices de desempenho.
      
OE 4 – Desenvolvimento Sustentável na área de influência, consideradas as especificidades de cada país
     
Garantimos que as ações diretas de ITAIPU em ambos os países estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com vistas à melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento social e econômico justo, respeitando o meio ambiente.
     
OE 5 – Aperfeiçoar as práticas de gestão e governança empresarial
     
Promover a eficiência na gestão dos processos da Cadeia de Valor e aperfeiçoar o sistema de governança empresarial, observando as características da binacionalidade e dos setores elétricos brasileiro e paraguaio.
     
OE 6 - Aperfeiçoar a eficiência dos processos de produção de energia mantendo atualizada a infraestrutura tecnológica
      
Contar com processos de gestão e infraestrutura tecnológica adequados para que a produção de energia atenda os requisitos de qualidade exigidos no tocante à quantidade, à disponibilidade, aos parâmetros elétricos e aos custos.
     
OE 7 – Garantir a segurança hídrica, consolidando o processo de gestão socioambiental por bacia hidrográfica
      
Recuperar, conservar e preservar as bacias hidrográficas e o reservatório, garantindo a segurança hídrica, por meio de ações permanentes e integradas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos.
       
OE 8 - Fomentar o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural na área de influência, consideradas as especificidades de cada país
      
Aproveitar a importância estratégica e a força indutora e articuladora da ITAIPU para promover, em parceria com os governos locais, entidades não governamentais e órgãos nacionais e internacionais de desenvolvimento, iniciativas estruturantes para geração de emprego, renda e bem-estar social em ambos os países.
     
OE 9 - Conservar o meio ambiente e a diversidade biológica, integrando a comunidade
     
Recuperar e conservar os bens materiais, realizar pesquisa da biodiversidade em áreas protegidas, envolvendo a comunidade, criando consciência ambiental na sociedade, promovendo a mudança no modo de ser, viver, produzir e consumir, buscando autossuficiência alimentar com geração sustentável de renda e articulando com instituições para criar convênios e compromissos efetivos.
     
OE 10 - Potencializar o desenvolvimento turístico da região
      
Desenvolver e fomentar iniciativas para incrementar a atividade turística na região por meio de articulação com entidades públicas e privadas, visando melhorar da qualidade da infraestrutura e dos serviços oferecidos.
      
OE 11 - Fomentar a pesquisa e a inovação para o desenvolvimento energético e tecnológico, com ênfase na sustentabilidade
      
Pesquisar e apoiar iniciativas de inovação tecnológica e de desenvolvimento de fontes de energia renováveis e limpas, buscando-se a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável em ambos os países.
      
OE 12 - Desenvolver nas pessoas as competências essenciais para a execução da estratégia empresarial
     
Prover meios para que os empregados desenvolvam as competências requeridas para a gestão de pessoas, dos processos e projetos necessários para a execução do plano do qual integram as políticas e diretrizes, os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas e as ações relacionadas aos objetivos definidos.
      
OE 13 - Fomentar uma cultura organizacional com foco na eficiência dos processos e nos resultados
     
Desenvolver uma cultura organizacional que privilegie a eficácia e a eficiência no desenvolvimento das atividades, com foco nos resultados finais decorrentes.
     
OE 14 - Manter o capital humano com alto nível de motivação, comprometimento e desempenho
     
Estabelecer políticas que visem à valorização do capital humano alicerçadas na avaliação contínua do desempenho e na orientação para o desenvolvimento da carreira, com foco em resultados e competências.
      
OE 15 - Dispor de informações e sistemas essenciais para a execução da estratégia empresarial
     
Dispor de conhecimentos, dados e informações estruturadas e acessíveis por meio de sistemas que facilitem a gestão empresarial e prestem apoio aos processos de decisão.
 
Conteúdo Relacionado
Plano Estratégico 2018-2022