La mayor hidroeléctrica del mundo en producción de energía

Saúde ocupacional
Tamaño de la letra

As iniciativas da Itaipu voltadas à saúde ocupacional têm como diretriz promover e manter o bem-estar físico, mental e social de seus empregados, de modo a prevenir eventuais danos provocados ou não pelas condições de trabalho e protege-los contra riscos decorrentes da ação de agentes nocivos à saúde.

Anualmente, os funcionários da Itaipu são submetidos a um exame médico para identificar manifestações patológicas, causadas ou não pela natureza do trabalho.

Para prevenir doenças, a empresa promove campanhas de vacinação. A imunização é feita uma vez por ano contra a gripe, resultando na redução do absenteísmo. A partir dos exames médicos periódicos, o perfil epidemiológico e imunológico indicou a necessidade para a imunização da Hepatite B, desencadeada em 2002. Permanentemente são ofertadas, da mesma forma, vacinas contra o tétano e a febre amarela.

Atenta às urgências e emergências, Itaipu oferece atendimento pré-hospitalar, com ambulância equipada e localizada estrategicamente que pode chegar com rapidez ao local de um acidente de trabalho ou de um mal súbito. A unidade móvel de saúde também atende turistas, visitantes e empreiteiros.

A reação dos empregados a acidentes é treinada em exercícios simulados de atendimento a urgências. A atividade envolve periodicamente todos os segmentos da empresa e ainda equipes da área médica, técnicos de segurança do trabalho, bombeiros e brigadistas que recebem treinamento em primeiros socorros para atuar em situações especiais.

Já nos locais ou frentes de trabalho itinerantes, são disponibilizados kits de primeiros socorros. Dispostos em módulos e bolsas especiais, contêm materiais, equipamentos e medicamentos fornecidos de acordo com as necessidades levantadas junto às áreas requisitantes.

Uma iniciativa específica é o Programa de Conservação Auditiva, cujas ações coordenadas previnem perdas auditivas e sintomas associados que acometem trabalhadores expostos ao ruído. Estes colaboradores passam por exames audiométricos periódicos, palestras educativas e recebem um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).

A Itaipu ainda faz a avaliação dos postos de trabalho, por meio da observação dos agentes agressivos e da avaliação das condições ambientais. Com o conhecimento destes dados, são colocadas em prática as providências necessárias ao bem-estar do trabalhador e para o cumprimento do Perfil Profissiográfico.

Contenido Relacionado
No hay archivos disponibles.