Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Despacho de Carga
Tamanho da letra

A Sala de Controle do Despacho de Carga (SDC) é o local onde ocorre a operação interligada da usina com os sistemas brasileiro e paraguaio.

Sala de Despacho de Carga (SDC) da Itaipu Binacional. Foto: Alexandre Marchetti/IB
Sala de Despacho de Cargas da Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti/IB

A equipe que atua nesta sala, em regime de turnos de revezamento, é responsável pelo relacionamento operativo entre Itaipu e os centros de operação das empresas interligadas brasileiras (Furnas, Copel e ONS) e paraguaia (Ande). Essa equipe executa a programação de geração e supervisiona o controle do reservatório e equipamentos dos sistemas de transmissão associados, resguardando a segurança operativa das instalações, equipamentos e de pessoas.

Entre as principais atividades realizadas estão a coordenação de manobras em equipamentos (como por exemplo desligar ou ligar unidades geradoras), o controle das grandezas elétricas (tais como freqüência, tensão e potência), o monitoramento de dados hidrológicos (vazão afluente, nível do reservatório, nível do canal de fuga entre outras) em tempo real, além de, em caso de distúrbios no sistema elétrico, coordenar as manobras necessárias para o restabelecimento das condições normais de operação.