Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de controle
Tamanho da letra

A Sala de Supervisão e Controle Central (CCR) é o “coração” da usina, onde é feita a supervisão e controle de todos seus equipamentos e sistemas em turnos ininterruptos de revezamento, 24 horas por dia.

Sala de Supervisão e Controle Central da Itaipu Binacional. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.
Sala de Supervisão e Controle Central da Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/IB

A equipe binacional composta por cinco operadores (um Supervisor da Operação em Tempo Real, dois Operadores Seniores e dois Operadores Assistentes) monitora mais de 25.000 pontos e controla outros 1.500 utilizando como principal ferramenta o sistema Scada (Sistema Digital de Supervisão e Controle).

Seu propósito é fornecer aos operadores da usina informações detalhadas e automáticas de forma centralizada (disponíveis em mais de 1,5 mil painéis nas diversas galerias ao longo da usina) e organizadas em tempo real sobre as condições elétricas e hidráulicas dos equipamentos e das instalações.

Isto possibilita a análise permanente da situação, inclusive em emergências, e facilita a tomada de decisões corretas e apropriadas dentro dos tempos necessários para manter o processo de geração e transmissão de energia e controle do reservatório.

A Supervisão: através da análise dos alarmes e de suas categorias de criticidade, dos gráficos de tendências de variáveis como temperatura, tensão, corrente e pressão, das instruções de operação derivadas das diversas áreas de engenharia da empresa, dos planos de ação de emergência e da experiência operativa da equipe de tempo real, decisões sistêmicas são tomadas visando à segurança das pessoas, do meio ambiente, das instalações e a continuidade da produção de energia.

O Controle: controle das comportas do vertedouro e disjuntores das subestações, manobras nos sistemas de serviços auxiliares, tomada e retirada de energia das vinte unidades geradoras são alguns exemplos das ações de controle realizadas diariamente nesta sala, em situações de rotina ou emergência.