Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Estações hidrometeorológicas
Tamanho da letra
A coleta dos dados que orientam os processos de previsão, supervisão e controle da operação hidroenergética da usina ocorre nas estações hidrológicas de medição de precipitações e de níveis d’água dos rios e do reservatório, instaladas nas bacias hidrográficas monitoradas por Itaipu.
 
A maior parte destes dados é obtida por meio de um sistema composto por cerca de 40 estações automáticas denominado Sistema de Telemetria Hidrometeorológica (STH), que leem as informações dos sensores e as transmitem, via satélite, para a usina. Uma pequena parte é recebida diariamente por telefone, com os operadores de algumas destas estações.
 
Informações adicionais são obtidas via estações hidrológicas e meteorológicas do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR, no Brasil) e da Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC, no Paraguai). Destas instituições também são recebidas imagens de satélite, de radares meteorológicos, de sistemas de detecção de raios, além de dados numéricos de previsão de precipitações. 
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.