The world's largest generator of renewable clean energy

Planejamento estratégico
Font Size

Objetivo Estratégico 1

Garantir a segurança da produção de energia com os melhores índices de qualidade.
Assegurar o suprimento de energia elétrica para o Brasil e o Paraguai, atendendo as demandas dos respectivos sistemas elétricos, com parâmetros elétricos adequados (tensão, frequência e disponibilidade dentre outros) e a segurança das instalações.

Objetivo Estratégico 2

Garantir o equilíbrio econômico-financeiro.
Assegurar a aplicação adequada dos recursos da entidade, cumprindo os compromissos financeiros, garantindo o desenvolvimento das iniciativas corporativas e mantendo o atual nível do custo do serviço de eletricidade.

Objetivo Estratégico 3

Ser reconhecido como líder mundial em sustentabilidade corporativa.
Desenvolver o processo de gestão da Entidade com eficiência e eficácia, atendendo os preceitos da sustentabilidade corporativa (socialmente justa, ambientalmente correta, economicamente viável, culturalmente aceita), buscando a liderança com base nas certificações e no reconhecimento das sociedades brasileira e paraguaia.

Objetivo Estratégico 4

Contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas de influência.
Assegurar que as ações diretas de ITAIPU nas áreas de influência sejam articuladas e estruturadas com os governos e sociedades de ambos países, com vistas à melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento social e econômico justo, respeitando o meio ambiente.

Objetivo Estratégico 5

Aperfeiçoar a eficiência dos processos de produção de energia mantendo atualizada a infraestrutura tecnológica.
Contar com processos de gestão e infraestrutura tecnológica adequados para que a produção de energia atenda os requisitos de qualidade exigidos no tocante à quantidade, à disponibilidade, aos parâmetros elétricos e aos custos.

Objetivo Estratégico 6

Dispor de processos corporativos eficientes e com tecnologia adequada.
Manter atualizados e otimizados os processos corporativos (administrativos, financeiros, jurídicos, de informações e comunicações, gestão de pessoas, P&D+I) utilizando as tecnologias adequadas para que estes funcionem com eficiência, viabilizando a otimização da capacidade de monitoramento e controle empresarial.

Objetivo Estratégico 7

Fomentar o desenvolvimento socioeconômico da área de influência.
Desenvolver, gerenciar e sistematicamente avaliar iniciativas estruturantes, visando a geração de emprego, renda e bem-estar social na região, buscando incluir a participação de entidades não governamentais e de órgãos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento, com especial atenção para a utilização da energia elétrica.

Objetivo Estratégico 8

Fomentar a pesquisa e a inovação para desenvolvimento energético e tecnológico, com ênfase na sustentabilidade.
Pequisar e apoiar iniciativas de inovação tecnológica e de desenvolvimento de fontes de energia renováveis e limpas, buscando-se a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável da área de influência.

Objetivo Estratégico 9

Potencializar o desenvolvimento turístico da região.
Desenvolver e fomentar iniciativas para incrementar a atividade turística na região por meio de articulação com entidades públicas e privadas, visando melhorar da qualidade da infraestrutura e dos serviços oferecidos.

Objetivo Estratégico 10 

Consolidar o processo de gestão socioambiental por bacia hidrográfica para a conservação do meio ambiente e diversidade biológica, integrando a comunidade.
Manter e consolidar os preceitos dos programas de gestão socioambiental da ITAIPU, com foco na recuperação e conservação dos bens naturais, na pesquisa e biodiversidade em áreas protegidas, envolvendo a comunidade, criando consciência ambiental na sociedade, promovendo a mudança no modo de ser, viver, produzir e consumir, buscando autossuficiência alimentar com geração sustentável de renda e articulando com instituições para criar convênios e compromissos efetivos.

Objetivo Estratégico 11

Desenvolver nas pessoas os conhecimentos e habilidades essenciais para a execução da estratégia corporativa.
Prover meios para que os empregados desenvolvam as competências requeridas para a gestão de pessoas, dos processos e projetos necessários para a execução do plano do qual integram as políticas e diretrizes, os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas e as ações relacionadas aos objetivos definidos.

Objetivo Estratégico 12

Fomentar uma cultura organizacional com foco na eficiência dos processos e nos resultados.
Desenvolver uma cultura organizacional que privilegie a eficácia e a eficiência no desenvolvimento das atividades, com foco nos resultados finais decorrentes.

Objetivo Estratégico 13

Manter o capital humano com alto nível de motivação, comprometimento e desempenho.
Estabelecer políticas que visem à valorização do capital humano alicerçadas na avaliação contínua do desempenho e na orientação para o desenvolvimento da carreira, com foco em resultados e competências.
 
Objetivo Estratégico 14

Dispor de informações e sistemas essenciais para a execução da estratégia corporativa.
Dispor de conhecimentos, dados e informações estruturadas e acessíveis por meio de sistemas que facilitem a gestão corporativa e prestem apoio aos processos de decisão.

Related Content
Plano Estratégico 2017-2021